UEMA realiza V Jornada de Formação de Docentes

Por em 27 de novembro de 2015

IMG_8737Iniciou,  dia 25 de novembro, a V Jornada de Formação de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão. Uma organização do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. O evento traz o tema Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade Cultural e Linguagens em Contextos Educativos.

A jornada, que se estende até esta sexta (27), busca refletir sobre as práticas pedagógicas em construção, considerando as novas interações sociais perante uma sociedade multicultural globalizada.

“Já estamos na quinta edição da Jornada e é um orgulho poder estar proporcionando momentos tão ricos como este para nossos alunos. Estamos aqui com o objetivo de trazer para o centro das reflexões sempre temas relevantes, atuais e inovadores”, disse a coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão.

A abertura contou com as seguintes autoridades: deputada Estadual Valéria Macedo; Furtado Macedo Filho, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (AGERP/MA); Deoclides Macedo, ex-deputado Federal e ex-prefeito de Porto Franco; Iva Souza, chefe do Departamento de Educação e Filosofia – DEFIL; Jocelia Soares, coordenadora da V Jornada de Formação de Docentes; Heloisa Varão, coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância; Ana Lúcia Duarte, Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN; Ilka Serra, coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.

A coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou.

IMG_8808O professor Antonio Roberto Coelho Serra, pró-reitor de Planejamento da UEMA, ministrou a palestra de abertura, que teve o mesmo tema do evento. A temática tratou da importância da educação linguística (leitura e escrita), ou seja, o ato de ler na perspectiva dos multiletramentos, que envolve articular diferentes modalidades de linguagem: escrita, imagem, fala e música.

A noite foi encerrada com a apresentação do Grupo Universitário de Teatro da Universidade Federal do Maranhão – GUT, que recitou uma Poesia sobre a arte, e encenou a peça Mulher e Entre a missa e o almoço de Arthur Azevedo.

Durante três dias estão sendo realizadas atividades diversas como palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Os participantes terão carga horária de 40 horas.

Estão participando da Jornada os seguintes polos: São Luís, Arari, Santa Inês, Santa Quitéria, Pinheiro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Porto Franco, Bacabal e São Bento.

Por: Paula Lima