Campus Açailândia desenvolve importantes ações em 2015

Por em 29 de dezembro de 2015

Gestão Ambiental 3A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Campus Açailândia, visando enriquecer o nível de conhecimento dos alunos e professores, em parceria com as instituições locais realizou, durante o ano de 2015, um grande trabalho no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

Na área do meio ambiente, o Curso de Gestão Ambiental promoveu aulas práticas de avaliação de campo e recuperação de áreas degradadas. Nesses estudos, os alunos avaliaram que o manejo errado do solo ocasionou severos danos à paisagem local influenciando nos assoreamentos dos rios.

Os alunos ainda participaram, com muito sucesso, da AGRITEC, onde desenvoveram a capacitação de agricultores e prestaram assistência aos agricultores no manuseio de produtos agrotóxicos, bem como no uso e descarte das embalagens.

No bairro Vila Ildemar, os estudantes de Administração fizeram uma importante Ação Social. Na ocasião, os ADM 1acadêmicos do 5º e 7º períodos vespertino organizaram as oficinas: Como administrar o seu dinheiro, Orientação profissional (organização de currículo, entrevistas de emprego, postura profissional), Orientação Bucal e Leitura. A ação aconteceu na Escola Municipal Dário Brito.

Os acadêmicos de Administração, do terceiro período, também tiveram boa atuação este ano. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o Projeto Bom Samaritano, realizam um seminário com toda a comunidade acadêmica, objetivando promover práticas sustentáveis, por meio do “Projeto UEMA Verde”, que propôs: Reflexões que venham estimular atitudes que minimizem e previnam impactos socioambientais no meio ambiente em que vivemos; Apresentação de métodos alternativos com o uso de materiais recicláveis (pneus, tambores, entre outros) para a confecção de lixeiros promovendo a coleta seletiva do lixo produzido dentro da Universidade; Substituição do uso de copos descartáveis por “garrafinhas de água” (produzidas pelos acadêmicos), reduzindo custos e o descarte contínuo de materiais não degradáveis; e Implantação de técnicas de jardinagem com vista para a valorização da área verde da Universidade, como também plantio de árvores nativas, (Pequi, Açaí e Cajazeira entre outras).

ADM - UEMA VERDEAinda no Curso de Administração – Vespertino, foi realizada uma palestra com o doutor Tufik Abdala Joseph Khoury Junior, com o tema “Situações Licitatórias na Atualidade”. O evento organizado pela professora Maria da Ajuda Vasconcelos discutiu, sobretudo, a necessidade de transparências nas ações públicas, pautando-se nos princípios da administração pública e as sanções aplicadas nos casos de irregularidades.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Educação Especial), a UEMA – Campus Açailândia, proporcionou, através do Curso de Letras, a Oficina de Libras, com os acadêmicos do 6º e 9º períodos. Durante a disciplina, estiveram presentes quatro instrutores de Libras da Rede Municipal de Ensino – um deles surdo –, que ministraram aulas práticas. A intenção, segundo a professora Tânia Zanella, além de explicar e ensinar a cultura dos surdos, é que os acadêmicos percebam, na prática, o uso da Língua Brasileira de Sinais.LETRAS 4

O Curso de Letras realizou, ainda, a Oficina: “Língua Portuguesa: ensino e aprendizagem no âmbito da prática e análise textual”, com os alunos do ensino médio do Centro de Ensino Joviana Silva Farias.

A professora Francisca Selma Soares e a diretora do curso, Ana Rita Bezerra, coordenaram o projeto, que teve como objetivo trabalhar com atividades de leitura e escrita, tendo como base os escritores de Língua Portuguesa, mobilizando os alunos para a elaboração, construção e expressão do conhecimento.

CURSO TECNICOSE para concluir as importantes ações desenvolvidas pela UEMA de Açailândia em 2015, estão as visitas técnicas dos cursos de Mineração e Controle Ambiental feitas ao Jardim Clonal da Ceima e ao Polo Moveleiro de Açailândia.

Por: Alcindo Barros