Concludentes da UNITI recebem certificado do Curso de Formação Continuada

Por em 14 de dezembro de 2015

IMG_9014Os formandos das turmas Lírios e Girassol da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI), projeto de Formação Continuada, mantido pela parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e outras três instituições, receberam na noite da última sexta-feira (11), os certificados de conclusão do curso.

Estiveram presentes na solenidade, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; a supervisora de Análise de Processo de Aposentadoria da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Larissa Tocantins; a coordenadora Geral da UNITI, Hortência Araújo; a paraninfa das turmas e representante da coordenação da UNITI-UEMA, Graça Neri; a professora Fabíola Santana, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; o coordenador de Extensão da PROEXAE, Helder de Moraes Pereira e a professora Terezinha Bogéa, representando a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Helciane Abreu Araújo.

Cerca de 50 concludentes participaram da solenidade, que representou um ano de novas conquistas, em que os estudantes puderam aprender e trocar experiências acerca de temas como Saúde, Nutrição, Psicologia e Espiritualidade, voltados para o bem-estar da terceira idade.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra parabenizou a turma: “É uma imensa satisfação tomar parte dessa solenidade. Aqui vocês compartilharam experiências e ampliaram oportunidades de acesso ao saber, isso não implica apenas em novos conhecimentos, como também novas atividades e amizades, respeitando e sendo respeitados”.

De acordo com a concludente Luzenilde Sales Pacheco, a UNITI foi uma grande realização. “Hoje é umIMG_9010 dia de alegria em que estamos concluindo mais uma etapa de nossas vidas. Como foi delicioso retomar esse processo na busca do conhecimento, estamos saindo com um novo olhar, a partir de todas as experiências vividas durante este ano”.

A UNITI é um projeto de formação continuada, criado em 1996 pelo Governo do Estado do Maranhão, e executado por instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e entidades como o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN).

O objetivo é promover melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo um espaço de interação e troca de experiências, valorizando e fortalecendo suas habilidades. Por meio de ações educativas, proporcionando trabalhos socializantes, a UNITI busca o bem-estar do idoso, considerando seu estado psicológico e comportamento emocional.

Por: Karla Almeida