Governo amplia parcerias com a UEMA

Por em 17 de dezembro de 2015

assinatura 3

Comitiva do Governo, Gestores da UEMA, Deputados Estaduais e Secretário de Educação Municipal presentes na solenidade

Parcerias entre o Governo do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão foram celebradas nessa quarta, 16, no Campus Paulo VI (UEMA), com as assinaturas de termos de cessão, termo de cooperação técnica, inclusão da UEMA no Programa Mais Asfalto e lançamento do Programa Mais Extensão. Uma comitiva do Governo composta pelo Vice-Governador, Carlos Brandão e pelos secretários de Estado, Áurea Prazeres (Educação), Clayton Noleto (Infraestrutura), Bira do Pindaré (Ciência, Tecnologia e Inovação ) e o Diretor-Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, esteve presente no ato. Representando a UEMA estavam o Reitor Gustavo Pereira da Costa e o Vice-Reitor Walter Canales Sant’ana.

Também participaram da solenidade: o secretário municipal de educação, Geraldo Sobrinho – no ato representando o Prefeito Edivaldo Holanda Junior, o Deputado César Pires – representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Humberto Coutinho – e o Deputado Cristovam Filho. Cerca de 200 professores, servidores e acadêmicos da UEMA, além de representantes e alunos do Centro de Ensino Paulo VI assistiram a celebração dos acordos no auditório do Prédio de Biologia da UEMA.

Os termos de cessão de uso de bem imóveis – onde o Governo cederá escolas para instalação dos Campi da UEMA nas cidades de Itapecuru Mirim, Colinas e Zé Doca – foram assinados pelo Vice-Governador, Carlos Brandão, pela secretária de Educação, Áurea Prazeres, e pelo Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

assinatura 5

Vice-Governador, Reitor da UEMA e secretária Estadual de Educação

O termo de cooperação técnica para transformação do Centro de Ensino Paulo VI em Escola de Aplicação das Licenciaturas da UEMA foi firmado também com o Governo, por meio da Secretaria de Educação do Estado. “Um momento singular para a educação do Maranhão”, sintetizou a secretária Áurea Prazeres. Ela afirmou ainda que a assinatura de um convênio entre a SEDUC e a UEMA é algo extremamente significativo, pois além da união entre teoria e prática, que não podem andar nunca separados, agora será desenvolvido também na Escola de Aplicação das Licenciaturas da UEMA pesquisas na área da didática. “Será um espaço fundamental para discutir e socializar as experiências acadêmicas, que certamente contribuirão para a melhoria do ensino médio no nosso Estado”, frisou.

A inclusão da UEMA no Programa Mais Asfalto – programa do Governo de melhoria da malha viária das cidades maranhenses foi celebrado em parceria com a secretaria de Infraestrutura. Segundo o Reitor, Gustavo da Costa, melhorar o asfalto no Campus Paulo VI era um desejo antigo da Instituição que só pôde ser concretizado agora. “Essa inserção da UEMA no Programa é mais uma ação que demonstra o compromisso do Governo para com a Universidade Estadual do Maranhão”, ratificou o Reitor.

Aconteceu ainda, na tarde de ontem, o lançamento do edital do Programa Mais Extensão da UEMA, realizado pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra. Esse Programa consistirá em um conjunto de ações a serem desenvolvidas por meio de projetos de extensão nos 30 municípios de menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Maranhão. Para Porfírio Guerra, o “Mais extensão” vai ao encontro das políticas públicas do Estado, por meio do Programa Mais IDH do Governo. O Programa será desenvolvido com recursos no valor total de R$ 600.000,00, permitindo o fomento de 60 projetos no valor de R$ 10.000,00 cada e beneficiará as áreas de educação, saúde e produção de renda.

Ao final dos acordos realizados, o Reitor da UEMA assegurou que este ano a comunidade universitária se sentiu presenteada pelas ações de estado que vêm modificando a realidade da Instituição. “Essa aproximação entre UEMA e Governo no ano de 2015 já trouxe os primeiros frutos. Muitos ainda haverão de ser colhidos. Foi notório o compromisso do Governo para com a Universidade Estadual. Toda a comunidade agradece”, disse.

O Vice-Governador, Carlos Brandão, ressaltou que melhorar a educação do Estado, em todos os níveis, é um compromisso do Governo Flávio Dino. “Desde o início dessa nova gestão governamental, a UEMA se tornou prioridade para nós”, finalizou.

assinatura 2assinatura55

Inaugurações

A equipe de Governo participou também – junto ao Reitor, Pró-Reitores, professores e servidores da UEMA – das inaugurações do Herbário Profa. Rosa Mochel e do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL) da UEMA – obras que há anos estavam na iminência de serem concluídas. “Adotamos uma política responsável e estratégica de investimentos neste ano. Só assim conseguimos eficazmente concluir essas e outras obras nos demais Campi da UEMA”, sublinhou.

Por: Walline Alves