Grupo de Estudos LIDA/UEMA realiza I Formação de Lideranças Quilombolas em controle social


Por em 2 de dezembro de 2015



Foi realizada IMG_0781nesta terça (01), na Universidade Estadual do Maranhão, a última etapa da I Formação de Lideranças Quilombolas em Controle Social.

A formação que foi realizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade (LIDA) e teve como objetivo oferecer a lideranças quilombolas das regiões da Baixada Maranhense e do Baixo Parnaíba instrumentais teóricos e técnicos para fortalecimento de seu empoderamento com vistas a facilitar seu acesso a canis de diálogos com o poder público.

A primeira e segunda etapa da formação foi realizada entre meses de maio a agosto, e a terceira etapa foi realizada nos meses de novembro e dezembro, totalizando 100 horas. A formação contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Durante a cerimônia de formatura da primeira turma de Liderança Quilombola, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, destacou a relevância de proporcionar este tipo formação, com o objetivo de promover a justiça social e a aproximação das pessoas. “A universidade está dando mais um passo em direção aos grupos sociais, em direção das pessoas que mais precisam, pois a Universidade é de todos, e devolve através de cursos, seminários, palestras, oportunidades para a melhoria da vida em sociedade. Então tenham certeza que outras formações viram”, afirmou o Pró-Reitor.

Segundo a coordenadora do Grupo LIDA, Marivania Furtado, com a formação, a Universidade assume seu papel de colaboradora na defesa dos territórios quilombolas e das lutas sociais. “Esse curso serviu para a construção de visibilidade e empoderamento dos povos e comunidades quilombolas do nosso estado. Durante essas 100 horas de encontros e atividades vocês foram preparados para acompanhar, cobrar, pegar o microfone e falar em nome de vocês e de suas comunidades diante do poder público. A partir dessas atividades, vocês tem habilidade para exercer o controle social”, destacou a professora.

Segundo o professor Sergio Cesar Cruz, que representou os formadores do LIDA, o curso proporcionou aos participantes um duplo processo de aprendizagem. “Primeiro, que foi a proposta dessa iniciativa, contribuir de forma mais didática possível com a formação de lideres, especialistas nas causas da vida, a segurar um microfone e falarem, reivindicarem por seus direitos. E segundo, aquele que nós os formadores vamos levar pras nossas vidas, aprendizado de como tornar o mundo um local de bem viver de todos”, disse o professor.

Para Raimunda Julieta Muniz, representante dos concludentes, a formação foi o momento de adquirir conhecimentos para fortalecer a luta contra as desigualdades. “O conhecimento é poder, e com as informações que recebemos no curso podemos construir nossa autonomia e enfrentar com mais firmeza as desigualdades e a falta de comprometimento das políticas e dos direitos que estão garantidos na constituição para todos nós”, afirmou.

Participaram também da cerimônia de formatura da primeira turma de Liderança Quilombola,o chefe de departamento do curso de Ciências Sociais, José Domingues Cantanhede Silva, o diretor do curso de Ciências Sociais, José Antônio Ribeiro de Carvalho, a representante da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Eliane Cardoso Santos, o representante do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), João da Cruz Rodrigues, além de professores e alunos.

 

Por: Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens