Mobilidade internacional é destaque durante 1º Café Internacional da UEMA

Por em 3 de dezembro de 2015

12351174_10205402296961542_679975266_nO 1º Café Internacional realizado ontem (2), pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (ARIn/UEMA), reuniu estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, gestores e representantes de escolas de idiomas para esclarecimentos sobre mobilidade internacional, troca de experiências e divulgação das atividades desenvolvidas pela ARin na IES.

A pró-reitoria da Graduação, Andréa de Araújo, que na ocasião representou o reitor Gustavo Pereira da Costa, exaltou o trabalho feito pela ARIn e a importância do evento para ampliar a visão da comunidade acadêmica sobre a mobilidade internacional.

“A partir de agora, a Universidade oportuniza aos estudantes a perspectiva de conhecer melhor os editais de mobilidade e ter orientações sobre toda a tramitação, um trabalho muito bem feito por meio da Assessoria”, disse.

Já o assessor de Relações Internacionais da UEMA e coordenador do evento, Thales Passos de Andrade, explicou que estar à frente da Assessoria é uma forma de retribuir a contribuição que recebeu durante sua caminhada acadêmica. “Eu acredito no produto final deste evento, que é marcar indivíduos. Marcar professores e alunos, as ferramentas de maior importância na UEMA. Acredito que muitos irão aproveitar as informações recebidas durante o Café”, comentou.

O professor Thales Passos proferiu a palestra de abertura “A Assessoria de Relações Internacionais como mecanismo de apoio à internacionalização da UEMA – Ações realizadas e oportunidades”. Ele informou sobre a estrutura da ARIn, localização e atribuições, dentre as quais enfatizou as atividades relacionadas às áreas de atuação: Divisão de Acordos de Cooperação Internacional e Divisão de Mobilidade Internacional.

Destacou o Programa Ciências Sem Fronteiras como o atual carro-chefe entre os programas de mobilidade que os alunos procuram a ARIn para receberem orientações, o Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF) e a UEMA como um dos Centros Aplicadores do teste ISF- Inglês.

Além disso, citou programas que ainda serão implantados a partir do próximo ano, como o UEMA Friends, no qual estudantes da UEMA irão efetuar cadastro para recebimento de intercambistas estrangeiros, uma oportunidade de aprender mais sobre o idioma e cultura de outros países sem sair do Estado.

12348467_10205402297361552_1282131978_nApós a palestra, aconteceram mesas redondas sobre experiências de discentes de graduação e pós-graduação, além de docentes que fizeram doutorado e/ou pós-doutorado no exterior.

Cada um dos participantes das mesas redondas contou sobre os obstáculos enfrentados, desde o aprendizado da língua estrangeira à adaptação cultural. Falaram também das burocracias para obtenção de visto e recursos dos programas de incentivo à ciência. Mas todos foram unânimes em dizer que o principal12335934_10205402297321551_1489627964_n
é ter foco e perseverança, fazer contatos no exterior para orientação de projetos de pesquisa e estudar bastante a língua do país onde irá fazer intercâmbio.

Ao final do evento, houve sorteio de brindes e também de descontos em cursos de idiomas.

Por: Débora Souza