SEMIC: UEMA dá início à XXVII edição do evento

Por em 2 de dezembro de 2015

semic

Um dos eventos mais tradicionais da Universidade Estadual do Maranhão teve início nesta quarta,02, no Campus Paulo VI: o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).

Cerca de 400 trabalhos compõem a vigésima sétima edição do SEMIC, que tem como tema “a produção de conhecimento com pesquisas integradas”. O evento acontecerá até a próxima sexta, 04, em São Luís.

A temática desta edição foi articulada, segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche Galves, com o intuito de ser uma síntese dos desafios que a UEMA terá pelos próximos anos: produzir e integrar.

Segundo ele, o que se refere à produção acadêmica de docentes e discentes, importantes resoluções foram aprovadas neste ano, tais como: incremento no auxílio à produção qualificada; apoio a tradução e; criação do Programa Bolsa Produtividade.

Além disso, frisou “junto aos órgãos de fomento, especialmente a FAPEMA, temos realizado um trabalho de contínua aproximação entre docentes e agência, o que já resultou em importante crescimento dos recursos captados no ano de 2015”.

No que tange à integração, tão necessária no âmbito da pesquisa, o Dr.Marcelo Cheche afirmou que o já no edital 2015/2016 “apontamos para a exigência da aprovação de projetos de pesquisa em agências de fomento como condição para que o professor seja contemplado com cotas PIBIC (para as cotas CNPq, esse critério já foi adotado esse ano), integrando assim, os planos de trabalho de bolsistas a projetos de pesquisa mais amplos, incluindo aqui os orientandos de mestrado e doutorado”.

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a semana do SEMIC  é um momento sempre muito aguardado por todos da comunidade universitária, pois é sempre um momento de boas novas. “O compartilhamento de experiências, trocas de informações e o articular do conhecimento representa simbolicamente a razão de o SEMIC ser tratado de forma tão destacada no ambiente acadêmico. Este foi um processo construído por anos. É uma trajetória em que a UEMA tem demonstrado a cada ano sua maturidade acadêmica”. O Reitor concluiu afirmando que muito ainda há de se construir no âmbito da pesquisa e pós-graduação da UEMA. “Estamos certos de que passos ainda mais largos haveremos de dar”.

Participaram também da solenidade de abertura do Seminário de Iniciação Científica a Dra. da Universidade Federal do Piauí, Wilza Gomes Reis Lopes, representando os membros do comitê externo do CNPq, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales S´antana, o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, o Pró-Reitor de Administração, Gilson Mendonça, o prof. Welbert Ferreira, representando a Pró-Reitora de Graduação, Andréa de Araújo, a profa. Maria das Graças Neri, representando o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra e o Dr.Cláudio Eduardo de Castro, coordenador de pesquisa da UEMA.

Palestra de Abertura

3

A palestra de abertura “Produzindo conhecimento com pesquisas integradas”, foi ministrada pela pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Regina Célia Fernandes Cruz.

Ainda durante a solenidade inicial, a acadêmica de Medicina Veterinária da UEMA, Raysa Lins Caldas, fez o lançamento oficial do CD de Resumos dos trabalhos que serão apresentados no  SEMIC.

Programação do SEMIC

Durante toda a programação do XXVII SEMIC, serão apresentados os resultados dos projetos de Iniciação Científica dos Programas PIBIC (CNPq, FAPEMA e UEMA), PIBITI e PIVIC, além de trabalhos voluntários, palestras e minicursos com temas relevantes à comunidade acadêmica.

Para conferir a programação completa, clique aqui

Por: Walline Alves