Seminário discute obras públicas no Maranhão

Por em 4 de dezembro de 2015

???????????????????????????????

O vice-reitor Walter Canales fala na abertura do Seminário

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelo vice-reitor Walter Canales Sant’Ana participou, na manhã desta sexta-feira (4), da solenidade de abertura do seminário “Qualidade de obras e serviços públicos de engenharia e da agronomia no Estado do Maranhão”.

O evento, que é organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (SENGE/MA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MA) e Clube de Engenharia do Maranhão (CEM/MA), está sendo realizado durante todo o dia de hoje, no auditório Alberto Abdala, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e, discute, sobretudo, as etapas de licitação, contratação, planejamento, execução, manutenção, gerenciamento e fiscalização, que influenciam nas obras e serviços públicos de Engenharia e Agronomia no Maranhão.

De acordo com o professor Walter Canales, que será o primeiro palestrante do Painel 5, com o tema “A qualidade da pavimentação asfáltica nas vias públicas: avanços e desafios”, é importante que haja uma melhor formação dos técnicos, engenheiros e arquitetos que militam nas obras públicas.

“Para isso, vamos propor um Programa de Residência Técnica em Obras Públicas, por meio de um Curso de Especialização, que será ministrado por professores da UEMA, em parceria com outros professores das universidades estaduais do Paraná, onde esse programa já existe com sucesso”, disse Walter.

Conforme explica o professor, a ideia é que esse curso ofereça 150 vagas e funcione na modalidade a distância, em DSCN8022três polos instalados nos municípios de São Luís, Caxias e Imperatriz.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão (SENGE-MA), Berilo Macedo, declarou que durante o seminário, pretende-se discutir a união das entidades, das instituições de ensino e do conselho de fiscalização, visando apresentar propostas para a melhoria da qualidade das obras do serviço público de engenharia do Estado do Maranhão nos níveis municipal, estadual e federal.

Na programação do evento constam os painéis: Cenário atual e o profissional no contexto dos serviços, obras e licitações de engenharia e agronomia; Planejamento, execução e manutenção de obras e serviços públicos de engenharia do estado e do município de São Luís: realidade e desafios; Licitações públicas: a Lei nº 8.666/93 e Lei nº 12.462/11 do Regime Diferenciado de Contratações; A visão dos órgãos de controle e da fiscalização-gerenciamento-execução, no aprimoramento dos serviços e obras públicas de engenharia; e Qualidade da pavimentação asfáltica nas vias públicas: avanços e desafios.

Texto: Alcindo Barros