Sistema de produção de peixes e hortaliças é desenvolvido por acadêmicos da UEMA

Por em 9 de dezembro de 2015

IMG_8942A Fazenda Escola recebeu, nesta segunda-feira (7), a visita da secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, e do secretário adjunto de Projetos Especiais e professor da UEMA, Raimundo Nonato Negreiros Vale, para a apresentação do projeto “Sistema de Aquaponia”, desenvolvido por estudantes da casa.

Na oportunidade, os estagiários Cândido Bastos Neto (Engenharia Agronômica), Diego Soares (Engenharia de Pesca) e Jessé Alves (Zootecnia) explicaram como funciona o programa, que consiste no consórcio da piscicultura e da agricultura. Segundo os inventores, quando os peixes são alimentados, geram amônia em seus resíduos. Pelo sistema, é possível distinguir os grupos de bactérias presentes na cama de cultivo orgânica e no tanque dos peixes, transformando a amônia em nutrientes para as plantas.

Os acadêmicos ainda destacaram a preocupação que tiveram para evitar o desperdício de água. “Vivemos uma questão de deficiência hídrica em todo o estado. O Sistema de Aquaponia prova que se pode absorver a água, promover a recirculação e aproveitá-la em 70%, purificada e com PH equilibrado. Desse modo, ocorre o aumento da geração de renda, saúde, segurança alimentar e a preservação dos recursos hídricos”.

Para o professor Raimundo Vale, o projeto visa uma mudança na realidade do estado.  “Esperamos que o projeto tenha grande repercussão, não somente para visitação e conhecimento dos estudantes, mas, sobretudo, para a aplicação dos trabalhos junto ao pequeno agricultor. Com custo baixo, pode ser adequado com materiais da própria região na produção de peixes e hortaliças para melhorar sensivelmente a vida do produtor”, pontuou.

Já a secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, destacou o projeto como uma colaboração efetiva ao Plano Mais IDH, do governo do estado, no que diz respeito ao desenvolvimento regional, a intersetorialidade e a integração de políticas. “Nós estamos num projeto de construção de habitações rurais, onde nós temos um componente de trabalho social. Este sistema será inserido neste projeto social para fortalecer o eixo de geração de renda, pois essa é uma grande contribuição para a elevação progressiva  do IDH dos municípios com menor índice do estado”.

Ela ainda reiterou a extensa participação da universidade enquanto formadora de conhecimento. “Estamos na busca permanente de projetos como este, que agregam às nossas ações como as de habitação, saneamento, mobilidade. Nós não teríamos conseguido este resultado se não tivéssemos o apoio da UEMA, que propiciou o conhecimento dos alunos à frente do projeto”.