UEMA no Prêmio FAPEMA

Por em 3 de dezembro de 2015

Mesa de autoridades

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, ontem (2), no Espaço Gaia, na Ponta D’Areia, da 11ª solenidade de entrega do Prêmio FAPEMA, que teve como tema principal “Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento do Maranhão”.

Na ocasião, o reitor Gustavo Pereira da Costa fez parte da mesa de autoridades, composta pelo secretário de ???????????????????????????????Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; do presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; da secretária de Educação do Estado, Áurea Prazeres; do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; da reitora da UFMA, Nair Portela; do secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro; e do representante do CEUMA, Valério Monteiro. Ainda prestigiaram o evento, o vice-reitor Walter Canales; e o pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra, além de professores.

Com uma presença sempre marcante, a UEMA conquistou os prêmios nas categorias JOVEM CIENTISTA, com o pesquisador Jonatas da Silva Castro – Orientadora, Raimunda Fortes Carvalho; Guilherme Silva Miranda – Orientadora, Andréia de Araújo; e TESE DE DOUTORA, com a pesquisadora Nancyleni Pinto Chaves – Orientadora, Ana Lúcia Abreu Silva.

“O Prêmio FAPEMA é, na verdade, o reconhecimento público do trabalho comprometido de pesquisadores e estudantes. É um momento de integração e celebração da comunidade científica do estado do Maranhão. Destaco, especialmente nessa edição, a atuação do professor Alex Oliveira como diretor-presidente da FAPEMA e a forma como tem interagido com as IES”, destacou o reitor Gustavo.

???????????????????????????????O professor Gustavo ressaltou, ainda, que “nessa oportunidade,  a UEMA recebeu 3 premiações, o que mostra a qualidade das pesquisas que desenvolvemos. Estão de parabéns os professores e alunos agraciados, eles significam nosso quadro institucional”.

O secretário Bira do Pindaré disse, durante a cerimônia, que a razão de investir em ciência e tecnologia é melhorar as condições de vida do cidadão maranhense. “O nosso desejo é que a sociedade possa se encontrar e que o conhecimento chegue a quem precisa e, assim, descobrirmos o verdadeiro sentido do desenvolvimento da cidadania e sermos bem melhores do que somos”, explicou.

Já o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, falou da descentralização da ciência no estado, alcançando, segundo ele, setores mais populares da sociedade. “O Prêmio FAPEMA é um grande estímulo para toda produção científica do Maranhão, porque é uma premiação abrangente, que vai buscar o aluno também no ensino médio, que fez sua pesquisa e sua iniciação científica júnior. É uma homenagem que o pesquisador recebe em dinheiro, mas tem um valor maior que é ser premiado, ser escolhido e estar em evidência”, disse.

Nesta edição, o Governo do Estado resolveu homenagear personalidades do saber popular, que também ???????????????????????????????desenvolvem ciência no estado. Nomes que representam setores importantes da sociedade maranhense na luta pelos direitos de populações indígenas e negras, pela preservação do meio ambiente, na organização do movimento das mulheres e trabalhadores. São eles, o índio Francisquinho Tephot Canela, a ativista e assistente social Maria Luiza Mendes, o quilombola Inácio de Jesus Ribeiro, o pescador Alberto Cantanhede Lopes e a quebradeira de coco Maria de Jesus Ferreira Bringelo.

Texto: Alcindo Barros