UEMA realiza I Seminário sobre Desenvolvimento Territorial

Por em 18 de dezembro de 2015

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Laboratório de Extensão Rural (LABEX), deu inicio nesta quinta-feira (17), ao I Seminário sobre Desenvolvimento Territorial.

O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio entre representantes dos colegiados territoriais com professores e alunos, além de fomentar a pesquisa na uema a partir das demandas estabelecidas nos territórios e possibilitar uma discussão aprofundada de temas relacionadas à extensão e ao território.

Com o tema “Extensão e Territórios: caminhos para o desenvolvimento do Maranhão”, o seminário irá apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos cinco anos pelo LABEX.

“Esse evento assim é uma espécie de prestação de contas com a sociedade, é uma forma de dar visibilidade ao conjunto de atividades que a desenvolvemos, tanto na forma de projetos e de artigos de trabalhos que nossos alunos e professores produzem”, afirmou o coordenador do LABEX, Itaan Santos.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador destacou ainda as ações de trabalho realizado pelo Laboratório nos territórios de identidade Lençóis Maranhenses/Munin, Vale do Itapecuru Campos e Lagos.

Para a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, a realização desse tipo de evento é uma oportunidade de diálogo da Universidade com a sociedade. “Precisamos discutir ações para que o estado se desenvolva de forma plena e para que isso ocorra é preciso comprometimento de todos. A extensão é a mola propulsora que vai alavancar o desenvolvimento do país, assim a universidade tem a obrigação de socializar o conhecimento gerado nesses cinco anos como forma de contribuir para a melhoria dos indicadores sociais do estado”, falou a diretora.

A palestra de abertura do evento, intitulada “Extensão universitária como referência para o desenvolvimento territorial”, foi proferida pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Mireya Eugenia Valencia. Durante a apresentação, a professora falou sobre a importância que a extensão tem para o desenvolvimento e como sobre as formas de construção dos territórios.

“Na extensão você apoia o desenvolvimento das regiões, apresenta novas questões para a universidade, contribuindo assim na formação dos estudantes, além de se aproximar e tentar compreender essas dinâmicas dos territórios, que são construídos através das articulações feitas pelas pessoas envolvidas no processo”, afirmou a palestrante.

Participaram também da solenidade de abertura do evento a professora Rita Seabra, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Coordenador Geral da Rede Estadual de Colegiados Territoriais, Paulo Henrique Coelho e o representante do Maranhão na Rede Nacional de Colegiados, Sebastião Rodrigues Neto.

O I Seminário sobre Desenvolvimento Territorial será realizado até sábado, 19, e contará em sua programação com palestras, mesas-redondas, apresentação de projetos e de trabalhos acadêmicos.

Por: Polyanna Bitttencour