UEMA reúne com TVN e CREA-MA

Por em 20 de janeiro de 2016

???????????????????????????????Depois de participar do Workshop “Convergências das Tecnologias de Telecomunicações e Automação com Tecnologia da Informação”, organizado pelo Crea-MA e de apresentar as potencialidades do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) à Vale, os professores Rogério Moreira Lima, diretor do referido curso, e Henrique Mariano, coordenador do Programa de Pós-Graduação e Sistemas, reuniram, na manhã desta quarta-feira (20), com o diretor da TVN, José Augusto Diniz, objetivando discutir parceria para o Desenvolvimento de Software e Treinamento em Rede Ótica.

De acordo com o professor Rogério Lima, a UEMA pretende oferecer, na verdade, um curso específico na área de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) e um projeto de pesquisa com duração de 12 meses, onde terá um professor e dois alunos para desenvolverem a pesquisa. A parceria já começa na semana que vem e o contrato tem duração de um ano.

O professor informou que, de acordo com uma Lei, assinada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, chamada de Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, fica permitido que professores em regime de dedicação integral desenvolvam pesquisas dentro de empresas e, isso, só vem contribuir com a universidade naquilo que ela já desenvolve através do Curso de Engenharia de Computação.

Rogério disse que acredita nas possibilidades de atuação do profissional que atua na Engenharia da Computação da DSCN9473UEMA, nas áreas de telecomunicações e automação no sentido de desenvolver um grande trabalho junto ao setor privado.

Conforme explica o professor Henrique Mariano, a intenção é levar a universidade além dos muros e facilitar sua dimensão. “A nova lei possibilita que as empresas e a sociedade se aproximem da universidade e utilizem seus laboratórios para desenvolver alguma tecnologia. O que pretendemos é exatamente isso, colocar o profissional da academia [professor e aluno] a serviço do cidadão”, declara o professor. Segundo ele, a universidade já tem parceria firmada, nesse sentido, além da TVN, com a Anatel e com a empresa Penha Construção.

Augusto Diniz, que se mostrou satisfeito com a parceria entre a UEMA e a TVN, declarou que a empresa vai proporcionar aos alunos do Curso de Engenharia da Computação uma experiência prática. “Eles vão desenvolver algumas ferramentas de monitoramento, além de treinamentos com o conhecimento científico que eles têm, bem como ministrar cursos para qualificação de nossa equipe”, informa.

Ainda participou da reunião, o assessor técnico do Crea-MA, Wesley de Assis.

Texto: Alcindo Barros

Foto: Edson Costa