Convênio e ordem de serviço para construção de prédio do LAMP são assinados na Reitoria da UEMA

Por em 15 de fevereiro de 2016

IMG_0119O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, assinou hoje (15), um convênio com o superintendente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), José de Ribamar Lisboa Moura; e o representante da empresa KLN Engenharia e Serviços LTDA, Raimundo Nonato Miranda, para construção do prédio de Laboratórios Multiusuários da Pós-Graduação (LAMP). Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para início das obras.

Estavam presentes na reunião o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a coordenadora do PROQUALIT, Ana Lúcia Abreu Silva; e a coordenadora do Curso de Ciência Animal, Alana Lislea de Sousa.

O reitor Gustavo Pereira comentou que o momento é resultado da soma de esforços IMG_0116dos gestores e professores da Universidade. “Quero destacar o empenho de todos os envolvidos para concretização deste momento, que passa a ser mais que um sonho. A UEMA tem professores cada vez mais comprometidos com pesquisa e já imaginam o pleno uso desse espaço que, a partir de hoje, já tem um sentido de realidade”, disse.

A construção será feita nas imediações do Hospital Veterinário e do Canil Experimental do Centro de Ciências Agrárias (CCA), com financiamento da FINEP/FAPEAD e da UEMA.  O LAMP  irá dar suporte às pesquisas relacionadas, principalmente, aos cursos do CCA e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

“Esse prédio é determinante para que consigamos trazer o doutorado em Ciência Animal para nossa Universidade. Além disso, irá dar um novo impulso aos cursos do CCA, que é o contexto onde estará inserido o LAMP”, falou o pró-reitor Marcelo Cheche.

O LAMP terá 1.201, 20m² de área construída. Serão dois pavimentos que irão abrigar laboratórios de Microbiologia Clínica, laboratórios de Microbiologia de Alimentos, laboratórios de Biologia Molecular, laboratórios de Reprodução Animal, Lab. de Parasitologia, laboratórios de Biologia Parasitária, Lab. Imuno Diagnóstico, Sala de Montagem de Material, sala de reunião, Lab. de Proc. Histológico, Lab. Imunohistoquímica, Lab. Cultura de Células, Lab. Fotomicroscopia, Lab. Imunofluorescência, Lab. Microscopia, Lab. Mesoscopia, Lab. Proc. Imagem, Autoclave Esterilização, Autoclave Descontaminante, sala de Lavagem, sala de Proc.Material e DML, além de salas de aula, reunião, banheiros, etc.

A previsão é que as obras tenham início na próxima semana.

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira