Governo do Estado e UEMA firmam parceria para elaboração do Zoneamento Agropecuário do Maranhão

Por em 19 de fevereiro de 2016

Reitor-Gustavo-Pereira-da-Costa-e-secretário-Márcio-Honaiser-discutem-parceria-no-ZAMA-2

O reitor Gustavo Pereira da Costa e secretário Márcio Honaiser discutem parceria no ZAMA-2

O Governo do Estado, por meio da Agricultura, Pecuária e Pesca, está elaborando uma nova edição do Zoneamento Agropecuário do Maranhão (ZAMA), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O secretário Márcio Honaiser e o reitor Gustavo Pereira da Costa reuniram-se esta semana, para definir os detalhes da cooperação técnica.

“Hoje nós demos um passo importantíssimo para atualização do Zoneamento Agropecuário. Tenho certeza que, com vistas ao crescimento econômico do Maranhão, esse trabalho técnico, surgido a partir de uma decisão do Governo do Estado, nos dará condições de conhecer melhor as potencialidades desse setor, que continua sendo primordial para o nosso desenvolvimento”, afirmou o reitor.

O ZAMA é uma importante ferramenta que serve de base para planejamentos e de elaboração de projetos no setor produtivo. No entanto, sua última versão data de 1994 e, nos últimos 21 anos, não foram feitas atualizações dessas informações. Novos cenários agrários e urbanos, alterações na legislação, novas perspectivas e desafios estão entre as mudanças que exigiram a realização do esforço conjunto para atualizar o material. O zoneamento será feito em escala 1:1.000.000 e será discutido com a sociedade, por meio de fóruns, debates e audiências públicas.

Entre os demais parceiros da Sagrima no projeto de atualização do Zoneamento Agropecuário do Maranhão já estão envolvidos no trabalho as Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Indústria e Comércio, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Universidade Federal do Maranhão.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, o trabalho deve ser concluído até o final deste ano. “A atualização do Zoneamento Agropecuário é um projeto da maior urgência e importância para o Maranhão, pois é necessário como um documento que oriente as políticas públicas e ao mesmo tempo os investimentos privados no setor agropecuário. Vários estudos acerca das nossas características e potencialidades vinham sendo realizados nos últimos anos e agora precisamos, em conjunto, agregá-los em uma única publicação que seja referência de informação desse segmento”, declarou.

Cadeias Produtivas

Durante o encontro, Sagrima e UEMA discutiram, ainda, iniciativas conjuntas dirigidas ao “Mais Produção”, que tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas e garantir geração de emprego e renda. O programa prevê um investimento total do Governo do Estado na ordem de R$ 62 milhões.

A intenção da parceria é promover a participação da Universidade Estadual do Maranhão em todas as 10 cadeias produtivas definidas como prioritárias pelo programa: feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel.

“A UEMA certamente desempenhará um papel fundamental na difusão dos conhecimentos gerados na instituição, levando pesquisas e projetos de extensão para as URPs e contribuindo para que os produtores maranhenses estejam cada vez mais capacitados”, frisou o secretário Márcio Honaiser.

Nesta primeira etapa, 5.322 propriedades em 111 municípios serão beneficiadas com URPs, assistência técnica e extensão rural (ATER), capacitação técnica e de gestão, aquisição de equipamentos, recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e diversas medidas aplicadas especificamente a cada cadeia, contemplando as etapas de produção, beneficiamento e processamento, agroindustrialização, distribuição e comercialização dos produtos.Sagrima-e-UEMA

Fonte: Sagrima