Pesquisadores da UEMA e outras instituições lançam livro sobre o Império do Brasil

Por em 23 de fevereiro de 2016

Imagem1O livro “O Império do Brasil: Educação, Impressos e Confrontos Sociopolíticos”, organizado pelos professores Marcelo Cheche Galves da Universidade Estadual do Maranhão, Cláudia Engler Cury, da Universidade Federal da Paraíba e Regina Helena Martins de Faria, da Universidade Federal do Maranhão foi lançado na Livraria Leitura, em São Luís. Tem o selo das Editoras UEMA e Café & Lápis.

A coletânea é fruto do encontro de pesquisadores em eventos acadêmicos dedicados aos debates sobre a história do Brasil no Império. A obra reúne 18 capítulos e apresenta o resultado de pesquisas de 21 autores que têm vínculo institucional com dez instituições de ensino superior do país, em nove estados brasileiros. Esse fato, segundo os autores, torna a coletânea uma boa amostra da diversidade das temáticas que estão mobilizando os estudiosos do período.

De acordo com o professor Marcelo Cheche, “o livro lançado é parte de um projeto que reúne grupos de pesquisas de diversas instituições brasileiras, que a partir do encontro em eventos acadêmicos, alguns deles organizados pela UEMA e pela UFMA, tiveram seus trabalhos sistematizados e publicados. São 18 artigos, sendo 8 sobre a história do Maranhão no século XIX, articulando o Maranhão ao Império do Brasil, além dos artigos que tratam do Império de modo geral”.

O livro é organizado em quatro eixos temáticos: Cultura Escolar, Instituições Escolares e Impressos; Cultura Política, Estado e Impressos; Escravidão, Abolição e Imprensa e; Sertão: Integração e Narrativas. Segundos os organizadores, a coletânea reflete o grande dinamismo da produção historiográfica no meio acadêmico.

Por: Karla Almeida