Professores, alunos e profissionais de saúde realizam mutirão contra o Aedes aegypti

Por em 16 de fevereiro de 2016

89e1f267-ef91-4f66-bb22-097524bca0d6(logo uema alterado)A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), em parceria com os profissionais do Serviço Social e Médico, agentes de endemia da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município e alunos da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), realizam nesta quarta-feira, às 8h, a partir do portão principal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um grande mutirão no Campus Paulo VI, visando recolher material que reproduza as larvas do mosquito Aedes aegypti e orientar a comunidade universitária sobre as doenças causadas por ele.

De acordo com o coordenador da campanha e do Posto Médico da UEMA, Marcelo Vasconcelos, a varredura objetiva eliminar os possíveis focos e criadouros do mosquito em todas as áreas livres e prédios do Campus. “Além da distribuição de folhetos, estaremos orientando a comunidade sobre o mosquito e as consequências da picada causada por ele”, informa o professor.

O mosquito Aedes aegypti costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

Vale lembrar que este inseto transmite aos seres humanos o vírus da Dengue, o vírus causador da febre Chikungunya, além do vírus Zika (que pode causar a microcefalia em bebês de gestantes infectadas).

O Aedes aegypti é um mosquito de aproximadamente 1 cm, preto com listras brancas distribuídas pelo corpo e patas. Ao contrário dos mosquitos comuns, o mosquito da dengue tem hábitos diurnos e costuma voar baixo, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O Aedes aegypti não gosta de calor, por isso é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Texto: Alcindo Barros