Projeto Bumba meu Baja

Por em 2 de fevereiro de 2016

Equipe Bumba Meu Baja

Alunos da UEMA participarão de competição nacional de protótipos de veículos

O projeto Bumba Meu Baja que envolve alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) representará o Estado do Maranhão na Competição Baja, promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) do Brasil, entres os dias 31 de março e 03 de abril, em Piracicaba – São Paulo.

A proposta é estimular o planejamento e a produção de veículos na categoria off road, introduzindo conhecimentos sobre projeto, construção, montagem, manutenção de máquinas, ergonomia, trabalho em equipe, liderança, administração e marketing.

Além disso, o modelo de carro deve apresentar características capazes de chamar a atenção no mercado, proporcionando segurança e conforto ao motorista, principalmente em terrenos irregulares, com pedras, lama, troncos de árvore, grandes inclinações e outras situações comuns fora das estradas.

O grupo para tanto, prepara um novo carro que possa superar todas as etapas exigidas na disputa, projetado para encarar todos os tipos de terreno. O material utilizado é mais leve para dar mais habilidade ao veículo.

IMG_9973“Mais do que uma iniciativa educacional, o projeto Bumba meu Baja representa o desenvolvimento de toda carga teórica absorvida no curso de Engenharia, servindo como forma de aplicar tudo que foi aprendido em sala de aula, visando assim um maior e melhor nível de aprendizado e de visibilidade, diante da criação de um carro (off road), que participa de um competição organizada por uma das maiores associações de engenheiros, conhecida mundialmente, a SAE. Buscamos assim abrir portas para que possamos dar início a uma ‘carreira de sucesso, através de um sonho que vem sendo construído a cada ano e colocado à prova em cada competição que participamos. Temos um sonho, cabe a nós futuros engenheiros fazermos com que esse sonho se torne realidade”, destacou o aluno Hawlinson Santos Raiol

Evento – A competição possui várias etapas que vão desde a apresentação do projeto até desempenho em enduro, assim como avaliação de aspectos como a segurança, motor, frenagem, suspensão e tração, além do conforto e dirigibilidade.

O projeto foi iniciado pela SAE International, nos Estados Unidos, com a primeira competição realizada no ano de 1976, como forma de incentivar estudantes de Engenharia Mecânica a desenvolverem e executarem projetos de autoveículos. É uma oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, especialmente nas indústrias de automobilismo, como montadoras e fabricantes de autopeças.

No Brasil, o projeto SAE de Mini Baja teve início no ano de 1995, seguindo o modelo internacional. A Universidade Estadual do Maranhão foi representada pela primeira vez no período entre 2000 e 2003, na época, com o nome de Equipe Samará.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Costa