Sistemas de informatização acadêmica são implementados na UEMA

Por em 23 de fevereiro de 2016

c1

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a partir do planejamento de 2015, iniciou o processo de aquisição do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA) e do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) para a implementação em 2016.

O SIGAA e o SIPAC, compõe softwares utilizados em instituições de ensino, que visam dinamizar o acesso à informação dos professores, alunos e servidores. Os sistemas são preparados para atender todas as necessidades das instituições de ensino e foram desenvolvidos para que todas as solicitações sejam realizadas com sucesso através dele. O objetivo é sanar algumas dificuldades de consistência, registro e monitoramento e acesso de dados, e implantar sistemas de informatização para modernização da área administrativa e acadêmica da instituição.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROG), tem acompanhado todos os procedimentos desenvolvidos para implementação do módulo acadêmico. De acordo com o pró-reitora da PROG, Andrea de Araújo, “a implantação do Sistema Integrado foi uma decisão priorizada pelo Reitor, sendo um salto decisivo para um sistema mais integrado e mais ágil, facilitando a condução da vida acadêmica de forma integrada ao ensino, pesquisa e extensão”.

Com isso, estão sendo desenvolvidas uma série de ações e treinamentos para a efetivação dos Sistemas, incluindo a realização das matrículas totalmente online, a partir de 2016.2, “estamos muito otimistas para a real efetivação e implantação, esse é nosso ânimo e nosso entendimento, será uma revolução na gestão acadêmica da UEMA”, enfatizou Andrea de Araújo.

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio do Núcleo de Tecnologias da Informação (NTI), está responsável por todo esse processo de implantação. O Pró-Reitor da PROPLAN, Roberto Serra destacou que o novo sistema adquirido garante uma nova dinâmica aos trabalhos e visa atender todas as necessidades da instituição de ensino.

“A implantação dos Sistemas irá abranger todas as funções de negócio da UEMA, sejam elas acadêmicas ou administrativas, possibilitando segurança, rapidez e melhor estruturação da base de dados. Além do SIGAA e do SIPAC, outros sistemas estão sendo adquiridos ou desenvolvidos visando a constituição de um eficiente Sistema Integrado de Gestão da UEMA (SIGUEMA). Todos esses recursos trarão evolução para o funcionamento da Universidade”, enfatizou Roberto Serra.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, essa é uma das prioridades que a nova gestão tem, para facilitar o acesso de todas as informações que lhe são pertinentes. “Um dos pontos que nós assumimos com a comunidade acadêmica como prioridade foi o processo de modernização da UEMA, da utilização das melhores tecnologias para facilitação do nosso trabalho. É uma providência necessária e acertada”, destacou.

Sistemas

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) é especializado na área acadêmica através de seus módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato-sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações no ensino), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual, dentre outros. Disponibiliza também portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu e stricto-sensu e comissões de avaliação institucional e docente.

Já o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) é um sistema administrativo de Governo Eletrônico que informatiza a área orçamentária da instituição e as consequentes requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens, Diárias, Suprimento de Fundos, Auxílio Financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, dentre outras). Possui funcionalidades para gestão de almoxarifados, controle patrimonial, compras e licitações, controle de atas e pedidos em atas de registros de preços, acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação de despesas), controle de obras e manutenções de bens imóveis, aquisição de materiais informacionais, faturas de água e energia elétrica, controle dos contratos e convênios, fluxo de processos e documentos eletrônicos, registro e pagamento de bolsistas, acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis. O SIPAC também disponibiliza portais de informações especiais para setores administrativos, dirigentes da instituição, para auditoria e controle interno e para a fundação de apoio à pesquisa.

Por: Karla Almeida