Reitor participa da solenidade de inauguração do IEMA

Por em 8 de março de 2016

Mesa de autoridades na abertura dos trabalhos

O reitor Gustavo Pereira da Costa participou, na manhã desta segunda-feira (7), acompanhado pelo assessor da PROPLAN/UEMA, José Oscar Pereira, da solenidade de inauguração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do governador do Maranhão, Flávio Dino; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré; de autoridades do Estado; e de estudantes e professores.

Com um auditório cheio, o governador e o ministro discorreram sobre a importância da formação profissional, em um país que ainda carece de grandes investimentos na área da educação nos três níveis: básico, médio e superior. Flávio Dino declarou que no Maranhão ainda existem escolas sem infraestrutura. “A partir deste ano, até o final do meu governo, vamos construir cerca de 300 escolas dignas e capacitadas para dar aos alunos a educação que eles merecem”, enfatizou o governador.

Com a aula inaugural realizada pelo ministro Aloizio Mercadante, o prédio do antigo Marista, totalmente reformado, foi inaugurado pelo governador Flávio Dino para abrigar a primeira de um total de 23 Unidades Plenas do IEMA, voltado para a formação profissional de jovens em todo o Estado.

Nesse novo prédio, o Governo do Estado vai ofertar os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos, sendo destinadas 40 vagas para cada curso. Conforme explica a direção do instituto, além da formação profissional, o IEMA conjuga a formação no Ensino Médio Técnico com o diferencial de dedicação em tempo integral.

Segundo Mercadante, a educação é o caminha para um projeto de vida com qualidade. E disse aos alunos presentes no evento: “Tem que estudar, estudar é o que vai fazer a diferença. Quem estudou construiu um projeto de vida melhor do que aqueles que não quiseram saber dos livros”, apontou.

O governador Flávio Dino inaugura, ainda esta semana, as unidades de Bacabeira e Pindaré-Mirim. Em Bacabeira, os estudantes terão curso de Mineração, Administração e Logística, no total de 198 vagas. Para a unidade de Pindaré-Mirim serão ofertadas 120 vagas, para os cursos de Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Serviços Jurídicos.

O ministro Mercadante fala ao público presente no evento

FNDE – Ainda no dia de ontem, o reitor Gustavo Costa, acompanhando o governador Flávio Dino e o ministro Aloizio Mercadante, esteve presente no ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PAR: Soluções Locais para o Plano de Ações Articuladas, que teve abertura no auditório Palmeiras, do Rio Poty Hotel, na Ponta D’Areia.

Na ocasião, a coordenadora do UEMANET, Ilka Serra e a articuladora Institucional do PAR pela UEMA, Eliza Flora, também marcaram presença no evento, tendo em vista a parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão, o MEC e a UNDIME.

Cerca de 300 participantes entre prefeitos, secretários municipais de educação e profissionais da área estiveram presentes na solenidade que, além de ouvir os discursos do ministro e do governador, receberam orientações dos técnicos do FNDE sobre a disponibilização de recursos do Governo Federal via PAR, cujo prazo se encerra no final de abril.

De acordo com a coordenação do encontro, o PAR está dividido em três fases de preenchimento: a preparatória, com informações básicas sobre o município e seu Plano de Educação; a de diagnóstico, em que devem ser informadas as dimensões, áreas e indicadores; e a de elaboração, que constitui o Plano de Ações.

Além do atendimento para a elaboração do PAR, o evento oferece diversos dados de controle e gestão da educação que tratam das instalações, da acessibilidade, do projeto político-pedagógico das escolas, formação dos professores e finanças.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa