Celebração na UEMA: mais de 400 acadêmicos receberam a Outorga de Grau

Por em 11 de março de 2016

formatura

A noite dessa quinta, 10, foi de celebração para a Universidade Estadual do Maranhão: 433 formandos e formandas receberam a Outorga de Grau em 32 cursos de graduação. O evento foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Os formandos são dos Cursos de Administração Bacharelado, Administração Pública Bacharelado EAD, Arquitetura e Urbanismo Bacharelado, Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Ciências Licenciatura em Biologia, Ciências Licenciatura em Física, Ciências Licenciatura em Matemática, Ciências Licenciatura em Química, Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Direito Bacharelado, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil Bacharelado, Engenharia da Computação Bacharelado, Engenharia Mecânica Bacharelado, Engenharia da Pesca Bacharelado, Engenharia da Produção Bacharelado, Filosofia Licenciatura EAD, Física Licenciatura, Formação de Oficiais da Polícia militar do MA-CFO PM, Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), Ensino Médio e Educação Profissional EAD, Geografia Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Espanhola e Literaturas, Matemática Licenciatura, Medicina Bacharelado, Medicina Veterinária Bacharelado, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Pedagogia Licenciatura EAD, Química Licenciatura, Tecnologia de Alimentos – EAD e Zootecnia Bacharelado.

IMG_8837

O orador oficial da Colação de Grau da UEMA foi o concludente Rêmerson Corrêa, do curso de engenharia civil. Ele afirmou que a noite era o fim de uma jornada de anos de estudos, que só puderam ser iniciados devido a uma vitória essencial: a aprovação no vestibular. “Esse, na verdade, foi o ponto inicial e nossa primeira vitória. Agora teremos muitos outros obstáculos e, com certeza, muitas outras vitórias”, frisou.

A paraninfa, professora Lidia Martins, do curso de Química, sublinhou que os professores da UEMA sentem-se afortunados ao ver o sucesso de seus alunos e que a noite da Colação é um momento único na vida de todos.

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, os acadêmicos passaram por um processo de construção, e antes da formação técnica, vivenciaram a formação da cidadania, a construção de valores. Valores que, segundo ele, precisam ser sempre reafirmados: pluralidade, tolerância, respeito, fraternidade e compreensão.

Gustavo da Costa frisou ainda que há quem acredite que a Universidade é prescindível para se ter uma nação forte: “um grande equívoco”, disse.  “A Universidade é determinante para uma sociedade melhor, mais justa, mais igualitária, onde todos possam ter uma existência mais digna”, ressaltou.

“Vivemos um mundo muito desigual. E contra todas as desigualdades existentes devemos buscar a justiça, a igualdade, a verdade. Cada um dos que aqui estão se formando deverão –  em seus espaços de atuação profissional – assumir um compromisso ético consigo mesmo e também com a sociedade, pois foi esta que lhes permitiu estar em uma universidade pública. Sejam agentes de transformação, tanto das suas vidas, quanto da vidas daqueles que nunca tiveram a oportunidade de chegar à universidade”, concluiu.

Honra ao Mérito Acadêmico

IMG_8972

Nesta primeira colação de grau de 2016, ano que a UEMA completa 35 anos de existência, foi iniciada a premiação “Honra ao Mérito Acadêmico”, que faz jus e reconhece um(a) acadêmico (a) pelo seu desempenho ao longo do curso de graduação.

E a concludente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Edith Maria de Matos Garros, foi a primeira aluna a receber a honraria da Instituição.

“Receber esse reconhecimento foi uma surpresa muito grande, mas sei que é o resultado de muito esforço, de muitas batalhas ao longo do curso. Agora sei que as muitas noites mal dormidas valeram a pena. Estou realmente emocionada”, ressalvou.

Presenças

Estiveram presente na cerimônia o Desembargador Tayrone José Silva, representando o Poder Judiciário do Estado do Maranhão, a Conselheira do SEBRAE, Maria do Socorro Noronha, representando a presidência do SEBRAE,  os pró-reitores da UEMA, Antonio Roberto Coelho Serra (Pró-Reitor de Planejamento), Gilson Martins Mendonça (Pró-Reitor de Administração), Andréa de Araújo (Pró-Reitora de Graduação), Marcelo Cheche Galves            (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Porfírio Candanedo Guerra    (Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis), além de Diretores de Cursos, Chefes de Departamentos, professores e autoridade civis e militares.

Colações de Grau do Primeiro Semestre

Nos próximos meses, mais de 3.500 acadêmicos serão graduados pela UEMA, em todo o Maranhão.

Por: Walline Alves