Gestão Superior da UEMA e presidente do INEP discutem sobre qualidade dos Cursos de Graduação

Por em 30 de março de 2016

IMG_9138Os gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) receberam ontem (29), na Reitoria da IES, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Luiz Roberto Liza Curi, para uma reunião sobre a construção de um programa de qualidade voltado para os cursos de graduação da UEMA.

Participaram da reunião o reitor Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana, a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, e equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PROG); o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; e o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra.

Durante a discussão, foi apresentada pela professora Andréa de Araújo a síntese do documento inicial com as diretrizes do programa de qualidade da graduação. As diretrizes  mencionadas por ela são resultantes de consultas realizadas juntos aos docentes, dentre elas estão: planejamento e avaliação dos cursos, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura da graduação. Além disso, a professora também comentou sobre o plano de gestão solicitado aos diretores de cursos da Instituição.

De acordo com Andréa, a intenção não é criar novos indicadores de avaliação, mas propor um Programa para discutir e avaliar os cursos qualitativamente, respeitando as características e peculiaridades locais.

“Não temos fórmulas prontas. Estamos concebendo a construção do programa de forma dialogada e contando, agora, com a sugestão técnica do presidente do INEP. Nosso maior desafio até aqui é fazer ecoar esse processo como algo aglutinador e institucional, agregando o tripé ensino, pesquisa e extensão”, comentou.

Para o reitor Gustavo Costa é importante haver mecanismos contínuos de melhoria que possam fazer uso dos dados das avaliações da graduação existentes (ENADE, CPC, IGC) para retroalimentar o processo de gestão acadêmica. “A tarefa não é fácil dada a complexidade da nossa Universidade. Esta discussão é pertinente porque vai dar auxílio a nossa meta mobilizadora, de uma atenção específica para graduação, a partir de um conjuntos de projetos que estariam no arcabouço desse programa”, disse.

O presidente do INEP, Luiz Curi, falou que o Programa a ser criado precisa ser institucional e construído de modo participativo. “Estamos planejando aqui políticas públicas para o Maranhão que vão representar inclusão social, bem-estar social e o padrão de formação para todo o estado. Não podemos perder de vista o espaço onde a Universidade atua e perceber qual o perfil de aluno está ingressando nela”, ressaltou.

As sugestões apresentadas durante a reunião serão analisadas e o documento irá passar por novas alterações.

Por: Débora Souza