Professor da UEMA defende tese de doutorado

Por em 21 de março de 2016

image[3] A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), conta com mais um doutor em seu quadro docente. É que no final do último mês de fevereiro, o professor Joel Alves Batista, docente do Centro Ciências Tecnológicas (CCT), defendeu sua tese de doutorado, na área de Engenharia de Produção, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com o título “Modelo para a predição do desgaste erosivo de revestimentos utilizando redes neurais artificiais e tenacidade à fratura”.

De acordo com o professor Joel Alves, a tese objetiva formular um modelo matemático usando redes neurais artificiais, para ajustar os dados experimentais. Segundo ele, na tese foi proposto um novo modelo para a predição da eficiência do desgaste e, assim, determinar o comportamento do desgaste erosivo.

Ele explica que os modelos consolidados na literatura para se determinar a eficiência de desgaste é exigido ensaio de desgaste. Mas com a nova proposta, isso não será mais necessário, o que resulta em ganhos consideráveis para a indústria metal mecânica, em especial a indústria de alumínio, além das que trabalham em ambientes submetidos ao desgaste, como a indústria petrolífera.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores doutores Carlos Roberto Camello Lima-PPGEP-UNIMEP(Orientador); Cláudia Hespanholo Nascimento-PPGEP-UNIMEP; Hipólito D. Carvajal Fals-UO-Universidade de Oriente-CUBA; Paulo Villani Marques-UFMG; e Aparecido dos Reis Coutinho-PPGEP-UNIMEP.