UEMA inaugura expositor de leitura no terminal de ônibus do Campus Paulo VI

Por em 21 de março de 2016

IMG_9110A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por iniciativa do Departamento de Letras, inaugurou, na última sexta-feira (18), à tarde, no terminal de ônibus do Campus Paulo VI, o projeto de autoria da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita: “UEMA LETRADA: a leitura em movimento”.

O evento contou com a presença de professores, alunos e funcionários da UEMA. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra, na ocasião, representou o reitor Gustavo Pereira da Costa.

Para a aluna Joice Kelle Machado, do terceiro período do Curso de Pedagogia e bolsista da professora Maria Auxiliadora, desenvolver a leitura é uma das principais ferramentas de que precisamos para melhorar o nosso intelecto. “A ideia, na verdade, é oferecer a oportunidade de uma leitura prazerosa para alunos e professores da UEMA e, também, para pessoas da comunidade”, ressalta Joice. Ela disse, ainda, que o projeto pretende influenciar as pessoas a ter o hábito de ler, porque os usuários não têm muita opção de obras literárias.

O projeto, de acordo com a professora Maria Auxiliadora, visa, além de tudo, ao acesso à leitura de obras existentes no expositor instalado no Campus Paulo VI. Ela explica que a intenção é que o estudante pegue o livro, a revista ou o jornal que desejar, use durante o trajeto da viagem ou leve para casa, depois devolva ao expositor para que outras pessoas possam ler.

A professora, que está muito satisfeita com o projeto, adianta que, além de pensar em uma boa ambiência de leitura no local, pretende colocar mais expositores em outros pontos, como no prédio do CECEN e nos 5 terminais de ônibus da cidade e, até mesmo, em shopping centers, permitindo, assim, uma circulação de leitura, envolvendo muita gente não só para ler, mas para desenvolver a solidariedade com doações de novos exemplares que permitam o acesso a todos.

“Estamos começando com cerca mil exemplares, mas o desejo é ampliar com um número maior de livros, revistas e jornais circulando nas exposições. Vamos alimentando sempre os expositores à proporção que os livros vão sendo usados.”, explica a professora Maria Auxiliadora.

Ela declara, ainda, que “O Projeto UEMA LETRADA: a leitura em movimento” é mais uma atividade de incentivo à leitura desenvolvida pelo Departamento de Letras da UEMA. “A comunidade está sensível ao desenvolvimento do projeto. Estamos contando com o apoio de estudantes, docentes e editoras na doação do material de exposição”, disse a professora.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa