UEMA realiza a primeira edição da Feirinha da Agronomia

Por em 23 de março de 2016

5fc55397-cc49-488c-8f90-36aeac57a579

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), realizou na tarde de ontem (22), a primeira edição da Feirinha da Agronomia, no estacionamento do CCA.

A Feirinha faz parte do Projeto de Extensão Universitária “Feira Livre do Produtor” da disciplina de Comercialização Agrícola, ministrada pela professora Ana Maria Aquino dos Anjos Ottati, coordenadora do projeto. Para execução das atividades foram selecionados produtores da Comunidade Cinturão Verde da Vila Sarney Filho – MA.

De acordo com a professora Ana Maria Aquino, “o projeto visa aliar teoria e prática para os alunos do Curso de Agronomia e criar outro canal de comercialização com geração de renda para a agricultura familiar, dos produtores da Comunidade Cinturão Verde. É importante, o envolvimento de todos os alunos no projeto, seja para a prática da disciplina de Comercialização Agrícola, seja de outras disciplinas que tenham alguma afinidade com a feirinha”.

O produtor rural e vice-presidente da associação Cinturão Verde, Iomar Ribeiro Santos destacou que os produtos que estão participando desse projeto, são produtos de produção local. “Essa primeira edição conta com uma média de 20 itens produzidos por essas famílias que vivem da agricultura de Hortifruticultura. Acreditamos que a UEMA está contribuindo para novas oportunidades de todos. O espaço foi aberto e vamos abraçar esse projeto”.

A Comunidade Cinturão Verde foi escolhida a partir da monografia defendida pelo aluno do Curso de Agronomia Plhinio Vinicios, que falou da importância do desenvolvimento desse Projeto, “é um novo canal para os produtores comercializarem aquilo que eles têm e para os alunos terem contato direto com os produtores, como um trabalho de campo. É uma oportunidade de estar vivenciando o que é a agricultura, o que é a agricultura familiar, que é algo predominante no estado do Maranhão, e ainda, acompanhar o mercado. A Feirinha é uma troca de informações e oportunidades, em que todos se envolvem no processo”.

A Comunidade Cinturão Verde foi fundada em 1999, destinado à realização da agricultura familiar na zona rural de São Luís. Em média, 80 famílias que moram na comunidade produzem frutas (manga, caju e outras), verduras (alface, cheiro-verde, cebola, agrião, couve, etc.) e têm criações de animais (galinha caipira e suínos). A produção é destinada a dois programas sociais: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é comercializada em feiras da cidade e da agricultura familiar em São Luís.

A Feirinha será realizada todas as terças, das 14h às 17h, com a comercialização de produtos da agricultura familiar direto para os consumidores.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira