UEMA realizou Acolhimento Acadêmico dos novos alunos do primeiro semestre de 2016

Por em 1 de março de 2016

2016

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na tarde de ontem (29), no auditório do Núcleo de Tecnologia para a Educação (UemaNet), o Acolhimento Acadêmico aos estudantes do primeiro semestre de 2016.

A abertura oficial da solenidade contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; da pró-reitora de Graduação, Andrea de Araujo; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; do pró-reitor de Administração, Gilson Martins; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; além de coordenadores, chefes de divisão e servidores da PROEXAE; professores e alunos.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa disse que o Acolhimento Acadêmico já faz parte da vivência da universidade. “O gesto de acolhê-los para nós é um motivo de enorme satisfação. Este é o momento em que a UEMA rejuvenesce e recebe os seus novos protagonistas. Chegar à universidade é a realização de um sonho e uma experiência única na vida de qualquer um que tenha essa oportunidade”.

E destacou, “a Universidade é um espaço cidadão de conquistas sociais, políticas e de dias melhores para todos, em uma descoberta constante de aprendizado, para enfrentarem e vencerem este mundo competitivo, globalizado, nem sempre igual e as vezes tão desleal que está lá fora, mas também um mundo de sonhos e de tantas descobertas. Abracem os cursos de vocês com compromisso e que possam, durante essa jornada, se descobrir como cidadãos, na busca pelo conhecimento e pela troca de experiências”.

Na oportunidade, o reitor Gustavo Pereira da Costa anunciou a materialização da oferta do primeiro módulo de um programa de formação em idiomas de língua estrangeira (Inglês) para a comunidade universitária. No primeiro momento, serão disponibilizadas 300 vagas para o Campus São Luís, Imperatriz e Caxias.

Além disso, foi apresentado a Biblioteca Virtual da Pearson, com mais de 15 mil títulos que está ao acesso de todos os alunos, professores e servidores da UEMA, a partir do site da Biblioteca da Universidade.Os alunos puderam também ter acesso a um aplicativo da UEMA disponível no celular.

E por fim, foi mencionado a efetivação das matrículas on-line, a partir do próximo semestre letivo.

Apresentação dos setores

Cada um dos gestores explicou, resumidamente, a função dos setores que gerenciam e se colocaram a disposição dos alunos para contribuir com a construção do conhecimento de cada um, nessa nova jornada profissional.

O professor Porfírio Guerra falou do mérito dos alunos que entraram na universidade e o apoio que irão receber da PROEXAE durante a caminhada acadêmica. “A Universidade cumpre hoje, mais uma vez, sua função social e política com o acesso ao conhecimento científico e social. Cada um deve assumir o compromisso de aproveitar a oportunidade de construir um Estado cada vez melhor”.

Apresentações

Durante a cerimônia, tiveram apresentações dos alunos do Curso de Música da UEMA, do Grupo religioso Agir e do Circo da Cidade, Ciranda de Palhaços. A equipe Bumba meu Baja, do Curso de Engenharia Mecânica, expôs o protótipo do Projeto “Minibaja” que irá participar de uma competição em São Paulo. Além disso, foram realizadas as Campanhas contra abandono de animais e combate à dengue.

A UEMA premiou os alunos mais bem colocados no PAES 2016: 1º lugar: Wilcry Breno Soares de Macêdo, Curso de Medicina, Campus Caxias; 2º lugar: Matheus de Carvalho Barbosa, Curso de Medicina, Campus Caxias e o 3º lugar: Luisa Barreto Raposo, Curso de Engenharia Civil, Campus São Luís.

A Palestra Magna foi proferida pelo professor da UNICAMP, Fábio Nauras Akhras, intitulada “A Tecnologia como estrutura do desenvolvimento social”.

O Acolhimento Acadêmico foi transmitido para todos os Campi da UEMA, por meio do UemaNet.

Por: Karla Almeida