ENADE 2016: reunião sensibiliza alunos de Medicina Veterinária para participação no Exame

Por em 15 de abril de 2016

A pró-reitoria de graduação e a direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão realizaram reunião com acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UEMA, no último dia 08.

O objetivo do encontro foi tratar sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2016) – instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861 de 14/04/2004. Este exame avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a sua formação generalista e ao exercício de sua profissão.

Para o Diretor do Curso de Medicina Veterinária, José Gomes Pereira, é essencial que o discente tenha clareza de que o ENADE se constitui em componente curricular obrigatório. “A participação do aluno é indispensável, sendo registrada no histórico escolar e necessária para a emissão do diploma”, frisou.

De acordo com relação divulgada pelo MEC, deverão prestar a prova, neste ano, os alunos dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zooctenia.

O professor José Gomes destacou ainda que a comunidade acadêmica precisa estar atenta e empenhada para garantir a participação dos alunos inscritos e selecionados para realizarem o ENADE 2016. Outras reuniões serão realizadas com discentes para abordar a temática.

O exame será aplicado no dia 20 de novembro, a partir das 13 horas. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.

Por: Walline Alves