Inscrições abertas para o III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contexto

Por em 19 de abril de 2016

iiisimposioafrica-rgbEstão abertas até o dia 1 de junho,  as inscrições para o III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contexto, evento promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEÁfrica), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento é internacional e acontecerá de 1 a 4 de junho, nos prédios de História e Arquitetura da UEMA (Centro Histórico). O objetivo do Simpósio é levar o público a conhecer diferentes aspectos das histórias e sociedades do continente africano, contribuindo para desconstrução de imagens estereotipadas e homogeneizantes sobre a África e para ampliação de horizontes de pesquisa na área.

Na programação estão previstas conferências, mesas redondas, comunicações orais, apresentação de pôsteres e minicursos.

Trabalhos com temáticas sobre o continente africano e suas diásporas podem ser submetidos até o dia 22 de abril. Os interessados devem enviar o comprovante de pagamento e o resumo do trabalho para o email simposioafrica@gmail.com (colocar o título do trabalho e nome completo do autor (a)).

Os valores das taxas de inscrição, normas para submissão de trabalho e outras informações podem ser acessados aqui.

Minicursos (vagas limitadas, inscrições até o dia 1 de junho):

Minicurso 1- “Da oralidade ao registro escrito: parentesco, sexualidade e gênero na história social da África”

Palestrante: Prof ª. Dr ª. Fernanda do Nascimento Thomaz ( UFJF)

Minicurso 2- Mulheres TiNyanga (médicas-sacerdotisas) no contexto colonial do sul de Moçambique (1927-1975): metodologias e fontes de pesquisa

Palestrante: Prof ª. Dr ª. Jacimara Souza Santana (UNEB – BRASIL)

Minicurso 3 – A Literatura Chimamanda Adichie.

Palestrante: Msc. Alyxandra Gomes (UNEB –BRASIL)

Minicurso 4- Arquivos familiares e autobiografia no espólio literário de Carolina Maria de Jesus.

Palestrante: Prof ª. Dr ª. Raffaella Andréa Fernandez (CLEPUL – UNIVERSIDADE DE LISBOA)

Minicurso 5- A África na Geografia Escolar

Palestrante: Prof. Dr. Rosemberg Ferracini (USP), membro do Laboratório de Ciências Humanas – FE/USP

Conferencistas e palestrantes: Prof. Dr. Joel das Neves Tembe ( Universidade Eduardo Mondlane), Prof. Dr. Dimitri van der Bersselaar (University of Liverpool), Profa. Dra. Patricia Gomes (UFBA ), Prof. Dr. Bas’ Ilele Malomalo (UNILAB -Bahia), Prof. Dr. Valdemir Zamparoni ( UFBA), Prof. Dr. Marcelo Bittencourt (UFF), Profa. Dra. Tania Celestino Macedo (USP), Prof. Dr. Jesiel Oliveira (UFBA) e Prof. Dr. Livio Sansone (UFBA).