Obras do CEMPEA/UEMA recebem vistoria do governo do Estado

Por em 11 de abril de 2016

IMG-20160411-WA0001A Universidade Estadual do Maranhão recebeu, na última sexta-feira (8), a visita do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, para vistoriar as obras do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA), do curso de Engenharia de Pesca.

Logo no início, foi feita uma apresentação sobre o Centro, seus objetivos e a situação da obra. Estiveram presentes o vice-reitor, Walter Canales, os professores membros do CEMPEA: Carlos Riedel, Elaine Cristina, Erivania Gomes, Icaro Antonio, Haroldo Barroso, Marina Figueredo e Thales de Andrade; e gestores da UEMA.

O CEMPEA tem o objetivo de promover, no ensino e extensão, a qualificação dos alunos dos cursos de graduação e nível médio do estado, como também capacitar e dar assistência técnica a produtores de todo o estado. Na área da pesquisa, se propõe à promoção dos estudos de novas espécies da pesca para cultivo, e na validação de produtos e desenvolvimento de novas formulações de rações.

IMG-20160411-WA0002 A construção do prédio do Centro Multidisciplinar, que é fruto de um convênio com o governo federal, teve início em setembro de 2011 e foi executada até setembro de 2014, tendo concluído somente 45,39% da construção. Ao realizar a vistoria, o vice-governador empenhou-se em buscar parcerias entre a UEMA e o governo do Estado para a conclusão das obras.

“Essa é uma obra importante para desenvolver a piscicultura do nosso estado. Vamos interceder pelo projeto, trazendo essa discussão para o governo do MA, que já possui relevantes projetos no ramo. A vinda do governo na UEMA significa preocupação e compromisso com este setor, e acima de tudo, com a Universidade, que utilizará dos laboratórios para desenvolver seus estudos e capacitação. Nós só temos a fortalecer essa área”, afirmou Carlos Brandão.

Para o vice-reitor Walter Canales, a conclusão do Centro possibilitará uma interação não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com quem vive dessa atividade. “A medida que o CEMPEA é um local que abrange esse trabalho, se torna agente de inserção social e de sucesso para os produtores do estado”, pontuou.

Por: Jesilene Corrêa