Projeto Ecocemar debate sobre destino do lixo reciclável

Por em 6 de abril de 2016

ecocemarA Universidade Estadual do Maranhão recebeu, nessa terça-feira (5), representantes do projeto ECOCEMAR, da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), no auditório do Curso de Ciências Biológicas, no Campus Paulo VI.

Na oportunidade, o palestrante Luís Ricardo Oliveira explanou sobre o destino reciclável do lixo e como o processo de reciclagem gera impacto na preservação do meio ambiente.

“O projeto ECOCEMAR trabalha na perspectiva da troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com a destinação organizada do material à indústria de reciclagem. Além de organizar um programa de coleta seletiva de resíduos com valor de mercado, o programa contribui na preservação do meio ambiente e oferece alternativas para o pagamento das faturas”, destacou.

Luís Ricardo explicou, ainda, que o projeto recebe plásticos, metais, papel, resíduos orgânicos e Tetra Pack, em seus postos fixos e móveis espalhados em São Luís.

A UEMA é uma das parceiras do projeto. Por meio da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), o projeto “Nosso Papel” já possibilitou o recolhimento e destinação correta de mais de 5.486,26 kg de papéis.

Por meio da disponibilização de caixas da AGA nos setores administrativos da Universidade, todo o papel descartado é recolhido com o apoio da Prefeitura de Campus, sendo transportada para a ECOCEMAR, que tem como proposta a conversão de determinadas quantidades de resíduos sólidos, medidas em peso, em bônus na conta de energia de uma Instituição Filantrópica, escolhida por meio de sorteio.

Além do projeto Nosso Papel, a AGA vem desenvolvendo outras iniciativas de consumo sustentável para uma melhor qualidade de vida e conservação do meio ambiente.

Por: Carol Ribeiro