Tem início o IX EPCECEN e I Seminário de Política e Gestão da Educação no Campus Paulo VI

Por em 28 de abril de 2016

JpegAconteceu ontem (27), a solenidade de abertura do IX Encontro Pedagógico do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (IX EPCECEN) e I Seminário de Política e Gestão da Educação, que nesta edição aborda o tema “Desafios contemporâneos frente ao desenvolvimento da educação brasileira”.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’ana, no auditório do Cecen. Durante a solenidade, ele pontuou o crescimento quantitativo dos professores doutores e mestres do Centro nos últimos anos e o consequente amadurecimento dos cursos.

“Ainda estamos em busca de melhorias e são momentos como este que dão fôlego para que possamos pensar uma Universidade melhor, um Cecen mais forte, embasado nas leis vigentes e no Plano Nacional de Educação”, comentou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, também falou de crescimento do Cecen no âmbito da pesquisa, relacionando o número expressivo de participações em editais das agências de fomento do setor.

“É importante este encontro porque oportuniza o diálogo sobre os desafios enfrentados nos últimos anos pelo Centro”, acrescentou.

Já a diretora do Cecen, Ana Lúcia Duarte, refletiu sobre a necessidade de promover um debate sobre as formação dos professores tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para formação de nível superior e também da formação continuada.

“Nosso desejo é que o debate seja produtivo e que possamos compreender as questões que envolvam as políticas educacionais, em especial, a gestão e formação dos professores da educação básica”, ressaltou.

Após a solenidade, houve uma mesa redonda sobre a “Implementação das novas diretrizes Curriculares para formação de professores”, coordenada pelo professor do Departamento de Educação e Filosofia da UEMA, Washington Luís Rocha, e ministrada pelo diretor de Ensino Técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Rogério de Mesquita Teles.

O Encontro e o Seminário prosseguem até sexta-feira (29), com minicursos, mesas-redondas e apresentação de banners.

Por: Débora Souza