UEMA discute estágio em reunião com a Vale

Por em 21 de abril de 2016

DSCN9951A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), reuniu, na tarde dessa quarta-feira (20), no Boqueirão, com gestores da Empresa Vale, para discutir a continuação da parceria entre as duas instituições, no campo do Estágio Curricular.

Participaram da reunião pela UEMA a pró-reitora Andréa de Araújo, acompanhada da equipe da Divisão de Estágio, Marcelo Vasconcelos (Enfermagem), Cláudio José da Silva (Geografia), Marluce Wall (Arquitetura), e Ana Maria Aquino (Agronomia). Pela Vale estiveram presentes Vanessa Tavares, gerente de Relações Institucionais; Janaína Pinheiro, gerente de RH de Educação e Recrutamento; e Cláudia Silva, da Gerência de Relações Institucionais.

Na ocasião, foram discutidos, entre outros assuntos, a possibilidade da realização de um Workshop, visando as potencialidades dos cursos da universidade e, com isso, fazer uma seleção de alunos dos diversos cursos que contemple às necessidades da Vale. Outra iniciativa possível são as visitas técnicas de alunos da UEMA para conhecerem os setores de produção da empresa. Mas podem acontecer, também, segundo foi proposto na reunião, rodadas de conversas entre as duas partes.

Conforme explica a professora Andréa, “viemos aqui ouvi e buscar estratégias para fortalecer as relações com a empresa, tendo como mote o estágio, mas podemos ir além disso, como já se falou em ensino, pesquisa e extensão”. Andréa adiantou que essas estratégias institucionais podem ser fortalecidas, oportunizando aos alunos, as perspectivas da vivência, da relação com o mercado, com os laboratórios e com as pesquisas nas comunidades.

A professora esclareceu, ainda, que a partir da reunião, deve-se pensar na participação da empresa nos eventos da instituição e, também, em visitas técnicas de alunos e professores à Vale, com vistas a proposição de projetos de interesses mútuos, com ênfase ao mercado de trabalho e ao estágio.

A gerente de Relações Institucionais, Vanessa Tavares, reforça que a reunião foi importante para que a Vale entenda qual é o portfólio da UEMA e o que a empresa tem de disponibilidade técnica que sirva de exemplo, de motivação e de capacitação para os alunos que estão desenvolvendo suas graduações. “Na verdade, é uma troca de conhecimentos, é uma cooperação técnica que está se iniciando”.

Ela acrescenta que a Vale pode fazer visitas à universidade, participar de seminários e congressos realizados pela UEMA. E conclui revelando que a empresa pode, também, disponibilizar profissionais que já tem experiência de mercado para rodas de conversas com os estudantes, sendo que esses alunos podem ir à Vale e os técnicos da Vale ir à UEMA.

Texto e fotos: Alcindo Barros