UEMA e Vale discutem parceria na área de Hortaliças

Por em 27 de abril de 2016

IMG_9348Incrementar um projeto social de Horticultura para geração de rendas nas comunidades do Residencial Primavera, Vila São João da Boa Vista, Guepara e Argolo Tambor, próximo ao Anjo da Guarda, foi o objetivo da visita das representantes da Empresa Vale, Conceição Silva, Analista de Relações com a Comunidade e Cláudia Santos, de Relações Institucionais, à Universidade Estadual do Maranhão nessa terça-feira (26), à tarde.

As duas foram recebidas pela diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, acompanhada dos agrônomos Francisco Nóbrega dos Santos, Ana Maria Aquino e Ariadne Enes Rocha.

De acordo com Conceição, a intenção da visita é buscar experiências e discutir com a universidade uma parceria com benefício para as duas partes, já que a academia desenvolve um projeto semelhante na comunidade do povoado Cinturão Verde, que vende seus produtos todas as terças-feiras, no Campus Paulo VI.

Ela explica que a UEMA poderá fazer todos os estudos técnicos das áreas e orientar os agricultores, visando o melhoramento científico do trabalho que eles já realizam. “Este momento é muito importante para a gente avaliar se há sinergia entre os dois projetos e, se, de fato, é possível firmar esta parceria. Além disso, queremos levar a UEMA para as comunidades próximas à Vale e dar mais qualidade a um trabalho que possa trazer resultados tanto para a empresa quanto para a universidade”, disse Conceição, acrescentando que são 60 famílias envolvidas no projeto e mais de 1.038 nas quatro comunidades.

A professora Francisca Neide, que gostou da ideia, declarou que a parceria tem tudo para dar certo, tendo em vista a UEMA ter um grupo de professores qualificados nessa área e, que, também, desenvolvem atividades de extensão que compatibilizam com essa iniciativa. “Acho que é uma parceria importante tanto para Vale quanto para a UEMA, especificamente para os alunos do Curso de Agronomia, que irão fazer mais extensão e conhecer a realidade das comunidades em volta de São Luís”, informa.

A professora disse, ainda, que a parceria envolve um diagnóstico feito pelos estudantes e professores na comunidade, um estudo do que a comunidade precisa e, em seguida, a capacitação as pessoas, num outro momento, a escolha das hortaliças e, por último, a comercialização dos produtos.

Texto: Alcindo Barros

Foto: Edson Costa