UEMA e VALE: Instituições propõem-se a estreitar relações

Por em 15 de abril de 2016

vale2

Reitor, Pró-Reitor de Planejamento e a Relações Institucionais da VALE durante reunião

Na última quarta, 13, representantes da Universidade Estadual do Maranhão e da Empresa Vale reuniram-se na Reitoria da UEMA visando a estabelecer diretrizes que marquem uma reaproximação entre ambas.

A interação institucional objetando o desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão e o desenvolvimento de projetos, em que acadêmicos da UEMA possam vivenciar na prática o aprendizado obtido em sala de aula, foram algumas das ações citadas na reunião entre VALE e UEMA.

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, frisou que estabelecer uma relação institucional com uma empresa da importância da Vale é muito exitoso para a UEMA. “Compreendo que para realizarmos bons projetos é necessária a partilha de conhecimentos, a soma de forças institucionais. Logo, esse é o momento onde devemos somar expertises e identificarmos ações que possam ser partilhadas. Que este seja um trabalho de construção proveitoso para todos os envolvidos”, observou.

A Relações Institucionais da VALE, Vanessa Tavares, ressaltou que a UEMA sempre foi muito solícita quanto às parcerias com a VALE e que essa continuidade de diálogo é mais uma prova dessa colaboração. “Ambas as instituições sempre buscaram essa troca de informação, de conhecimento, de cooperação técnica. Esse era realmente o momento de sistematizar todos os nossos contatos”, disse. E frisou ainda: “para nós é fundamental esse olhar da Academia, pois sem o conhecimento científicos não há desenvolvimento de novos projetos. Essa parceria se faz essencial”.

A VALE também apresentou aos gestores da UEMA o projeto “Vale Conhecer – Compartilhando Conhecimento”. A ideia é criar novas categorias de visitas focadas em compartilhar conhecimento técnico nas universidades do Estado. A empresa também se coloca à disposição para contribuir com palestras em fóruns acadêmicos. Nesta perspectiva, foi firmado o compromisso da participação da VALE na Mostra de Oportunidades que será realizada pela UEMA, por meio da PROPLAN, ainda nesse semestre.

Representantes da VALE e da UEMA presentes na Reunião

Parcerias

Dentre as parcerias já realizadas entre VALE e UEMA destacam-se: doações de prédios pela VALE para a UEMA nos municípios de Santa Inês e Açailândia; visita de alunos à VALE; visita de técnicos da VALE a laboratórios da UEMA; EVENTOS institucionais e; o último, em Abril, foi o curso de automação industrial que reuniu alunos do curso de Engenharia de Produção da UEMA (veja aqui)

Empresa VALE