UEMA inaugura Núcleo de Atividades Discentes em Timon

Por em 20 de abril de 2016

IMG-20160419-WA0017A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou, na última terça-feira (19), o Núcleo de Atividades Discentes, que atenderá ao Campus Timon. Durante a inauguração foram apresentados os projetos desenvolvidos pelos alunos e professores, como: o Seminário de Retorno do Projeto Rondon, a apresentação do PIBID e o descerramento do painel do Projeto UEMA no Campo, ações do DCE, e apresentação da Liga Criativa – Consultoria Jr Multidisciplinar.

A diretora do Campus, Edite Sotero destacou a importância das atividades discentes que já vem sendo desenvolvidas: “Tem sido crescente a participação de alunos e professores do nosso campus em programas institucionais da UEMA, FAPEMA, CAPES e CNPq. Cada vez mais professores e alunos se engajam nestas iniciativas de grande valor para a formação dos nossos alunos”.

Durante a apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a professora Lucimeire Barbosa, uma das coordenadoras da iniciativa, ressaltou que o programa dispõe de trinta bolsistas, uma quantidade considerável, que tem proporcionado grandes benefícios às escolas e a formação dos alunos da UEMA.

Na oportunidade, foi apresentado o Seminário de Retorno do Projeto Rondon que mostrou como a universidade tem se colocado a serviço da comunidade. A equipe da UEMA contou com a participação de oito alunos e dois professores, dos Centros de Timon, Caxias e São Luís. Durante 15 dias a equipe realizou diversas ações no município de Conceição do Lago-Açu – MA: “Trata-se de uma experiência inesquecível. É uma lição de Vida e Cidadania”, destacou a aluna Maria Hellem.

Os participantes também conheceram as atividades do Projeto UEMA no campo. Inspirado no Projeto Rondon, as ações do projeto ocorreram em julho do ano passado e contaram com a participação de 13 alunos e dois professores dos cursos de Administração, Letras, Pedagogia, Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Química e Ciências Biológicas, dos campus de Timon e São Luís. As ações ocorreram em Afonso Cunha – MA e Pedro II-PI. Foram executadas oficinas sobre Gestão de Negócios, Empreendedorismo, Formação em Conselho Escolar, Educação Ambiental, Criação de Aves, Cultivo de Peixes, Coleta Seletiva, Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, Produção caseira de produtos de limpeza, Produção de mudas, Horta Sustentável, Quintal Produtivo, entre outros.

Núcleo de Atividades Discentes

O Núcleo de Atividades Discentes é um espaço criado para abrigar projetos liderados pelos discentes, com escritório e equipamentos. Atualmente o espaço abriga dois projetos: o Diretório Central dos Estudantes – DCE, e a Liga Criativa Consultoria Jr Multidisciplinar. O professor Romel Pinheiro, que coordena a iniciativa de criação do espaço, afirma que “o Núcleo de Atividades Discentes era um espaço muito desejado pelos alunos. O nosso centro carecia de um espaço dessa natureza. Um espaço que abrigasse pessoas, ideias e projetos”.