UEMA participa do lançamento do Plano de Estruturação e Fomento da Avicultura do Governo

Por em 6 de abril de 2016

???????????????????????????????

O governador Flávio Dino preside o lançamento do PLano ao lado de Simplício Araújo e Márcio Honaiser

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, participou, ontem (5), no auditório do Palácio dos Leões, da implantação do Plano de Estruturação e Fomento da Avicultura Industrial do Maranhão, com a presença do governador Flávio Dino.

O plano, que visa fortalecer e expandir a cadeia produtiva no estado, elevando a produção de frangos de 3,5 milhões para 10,5 milhões de aves por mês, até 2018, contou com a presença de autoridades políticas, empresários, secretários de estado e convidados.

O reitor Gustavo Costa representa a UEMA no evento

De acordo com o governador, a industrialização desse mercado não é para atender somente a demanda interna, mas também a externa. “Hoje o setor privado anuncia sua parte, um investimento na ordem de 380 milhões até o final de 2018, criando, com isso, uma média de 20 mil empregos diretos e mais outros indiretos”, declarou Flávio Dino. Ele acrescentou, ainda, que o mercado interno no Maranhão tem seu abastecimento apenas por 1/3 da produção local. “Mas nós podemos mudar essa estatística melhorando o abastecimento e fazendo crescer a demanda, comercializando para outros estados e países”.

Para o reitor Gustavo Costa, que espera, em breve, fechar uma parceria com o estado nessa iniciativa, explica que foi um dia muito importante, com a apresentação do diagnóstico da cadeia produtiva, promovida pelo Governo do Maranhão juntamente com a iniciativa privada, para o aprimoramento do setor produtivo, além da possibilidade de mais empregos. “A Universidade Estadual do Maranhão, convidada a participar do lançamento do plano, faz-se presente neste processo de desenvolvimento nos próximos anos, sobretudo, com a formação de profissionais nessa área e, ainda, no apoio na prestação de serviços técnicos, visando o crescimento da cadeia produtiva da avicultura”, disse.

O secretário Simplício Araújo, que fez a apresentação direcionada aos empresários do setor sobre a elaboração e implementação do Plano de Estruturação e Fomento da Avicultura Industrial do Maranhão, declarou que o estado está construindo uma proposta democrática e participativa entre o Governo e o segmento da iniciativa privada da Avicultura que proporcionará um crescimento de mais de 200% nos próximos anos.

O secretário Simplício Araújo fez a apresentação do Plano

Já o presidente da Associação de Avicultores do Maranhão (Avima), José Augusto Monteiro, ressaltou que o programa ‘Mais Avicultura’ está incentivando o produtor e atraindo abatedouros e granjas para o Maranhão, e que a projeção que os empresários fazem é que, já em 2018, o Maranhão esteja produzindo 10 milhões de frango/mês e, em 2020, existe a expectativa de que 12 milhões de frangos estejam sendo produzidos mensalmente no estado.

Conforme a Seinc, em 2014, o estado produziu 3 milhões de aves/mês. Com as ações do ‘Mais Avicultura’, em 2015 foi registrado a produção de 3,5 milhões de aves/mês, um aumento de 17%, o que demostra que o Governo Flávio Dino, está no caminho certo para o adensamento da cadeia, contribuindo, assim, para o crescimento econômico e de outras cadeias, como a de grãos, por exemplo.

Por: Alcindo Barros