UEMA realiza abertura do I Seminário PROQUALIT

Por em 12 de abril de 2016

93658a50-2d27-4730-8705-4ad618cf1629

Mesa de abertura I Seminário PROQUALIT

Gestores, coordenadores, professores e alunos estiveram reunidos, ontem (11), no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para a abertura do I Seminário do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (PROQUALIT), que irá até a próxima quinta-feira (14).

O Seminário tem por objetivo dar prosseguimento às atividades do PROQUALIT, articulando o Plano de Ação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2016-2018) à discussão sobre as melhorias a serem implementadas nos Programas de Pós-Graduação já visitados pelos consultores e às visitas a outros programas.

Na oportunidade, estiveram presentes o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra; o coordenador de Pesquisa, Cláudio Eduardo de Castro; a coordenadora do PROQUALIT, Ana Lúcia Abreu Silva; além de pró-reitores e assessores.

Para essas atividades, voltadas para professores da UEMA e alunos da pós-graduação stricto sensu, foram convidados seis consultores externos: Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho (UFRPE) e Dr. Mario Lira Júnior (UFRPE) – Consultores PROQUALIT; Drª Áurea Wischral (UFRPE) e Dr. Sérgio Carmona (UFF) – Consultores para o Programa de Pós-Graduação em Defesa Sanitária Animal; Dr. Cidoval Morais de Sousa (UEPB) e Drª Maria do Livramento Clementino (UFRN) – Consultores para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional.

O vice-reitor, Walter Canales destacou, “mais importante do que a implantação do PROQUALIT é o andamento de suas atividades, hoje ficamos gratificados em visualizar que o Programa está apresentando resultados, com a divulgação de um panorama geral de seu estágio. Dessa forma, esperamos contar com todos os envolvidos, na construção da melhoria da pós-graduação da UEMA”.

9d5cd2ea-190a-4a04-a256-0d4c5b26e7c5De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, “este Seminário, nada mais é do que uma reunião de trabalho que visa discutir sobre a pesquisa e a pós-graduação da universidade. É um momento de diálogo, para ajustes, em que serão apresentadas estratégias para a consolidação dos Programas, com novas perspectivas na construção do PROQUALIT”.

O programa que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), possui o objetivo de acompanhar o desempenho dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, para que sejam reconhecidos à nível nacional e internacional como programas de qualidade, além elevar o conceito dos cursos existentes, possibilitando o aumento dos cursos de doutorado e a implantação de novos.

“É de grande importância que as instituições de ensino superior tenham programas assim, que cuidem, de forma consistente, da qualidade de seus cursos. A pós-graduação precisa estar sempre observada e fortalecida”, exclamou Emílio Cantídio, da Universidade Rural Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e consultor do PROQUALIT.

Dentre as ações traçadas no PROQUALIT estão: incentivo para apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais; incentivo à publicação qualificada; bolsa produtividade da UEMA; internacionalização dos programas de Pós-Graduação; apoio da Editora UEMA; “Prêmio Dissertação e Tese”; “Prêmio Produção Técnica” (produtos e patentes); cursos de redação científica de artigos e/ou patentes para docentes e discentes, ciclo de Conferências Magnas; taxas de bancada para os docentes bolsistas (Produtividade); “Prêmio conceito CAPES” e o apoio à elaboração de APCNs.

Para visualizar a programação completa, clique no banner do I Seminário PROQUALIT-UEMA, disposto acima das notícias, na página principal do site.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira