Participantes do Projeto Rondon – Operação Bacuri promovem Seminário de Retorno

Por em 20 de maio de 2016

rondon3Aconteceu nessa quarta-feira (18), no auditório do curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Seminário de Retorno do Projeto Rondon Regional/Especial – Operação Bacuri, que teve como tema “Lição de Vida e Cidadania”. O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o governo do MA, desenvolvido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude com instituições maranhenses.

“A gente tem a maior satisfação de participar em todas as etapas do projeto Rondon. A experiência é impactante para a construção da cidadania dos nossos jovens”, expôs o prof. Moisés Martins, coordenador de equipe na UEMA.

De acordo com os participantes, mais de 100 estudantes e professores universitários, oriundos de várias IES (Instituições de Ensino Superior), participaram do projeto, no período de 18 a 30 de janeiro, desenvolvendo ativiidades nos municípios de Bacuri, Governador Newton Belo, Pedra do Rosário, Serrano do Maranhão e Conceição do Lago Açu.A Uema participou de ações no município de Conceição de Lago Açu.

A equipe foi formada por professores e alunos nos Campi de São Luís, Caxias e Timon. São eles: Alison Neres e Laiane Silva (Ciências Biológicas – Campus Caxias); Maria Hellem (Adiministração ) e Williane Stephanie (Letras ), Campus Timon; Ariane Serra (Zootecnia), Takeshi Chuman (Engenharia Agronômica), Thamires Coelho (Medicina Veterinária), Wellyne Grettchen (Ciências Biológicas), Campus Paulo XI, São Luís). Já os docentes são:  Romel Pinheiro (prof. Responsável técnico pela proposta), Moisés Rodrigues (prof. Coordenador de equipe) e Carlos Augusto (prof. adjunto).

Essa foi a sétima participação da universidade no projeto, e teve como objetivo  contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo no processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol do desenvolvimento da defesa e dos interesses  nacionais, além de estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceira com as comunidades assistidas.

Para os alunos participantes, a prática que tiveram ficará marcada para toda vida pessoal e profissional.  “Foi uma experiência única, onde conseguimos capacitar aproximadamente 500 pessoas. Quando a gente vivencia a realidade nos municípios maranhenses, nossa atitude se modifica”, declarou a discente Ariane Serra.

Já Takeshi Chuman incentivou os outros acadêmicas a insistirem nos programas de extensão como o Projeto Rondon.  “Quando vocês tiverem oportunidade de lutar por uma vaga dessas, lutem. Realizei palestras para muitos agricultores e não me arrependo do trabalho que eu fiz. Essa experiência é muito importante para nós alunos por que, além do senso de cidadania, nós ganhamos segurança naquilo que aprendemos. Lá eu tive a certeza de que estou preparado para o mercado de trabalho”, completou o estudante de Engenharia Agrônomica.

Por: Jesilene Corrêa