PIBID Uema leva docentes e discentes às escolas públicas de Caxias

Por em 18 de maio de 2016

pibidA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem levado professores e estudantes às escolas públicas do Maranhão para colaborar na melhoria da formação dos estudantes da educação básica e, ao mesmo tempo, proporcionar as primeiras experiências docentes aos futuros professores, atuais estudantes de licenciatura da UEMA.

Ao todo, 190 professores e estudantes da UEMA atendem às cidades de São Luís, Timon e Caxias. Em Caxias, duas escolas são beneficiadas com as atividades: o Centro Educacional Santos Dumont e o Centro Educacional Inácio Passarinho.

No escola Inácio Passarinho há duas equipes do PIBID, que atuam nas áreas de Física e Biologia. Nos últimos anos os alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas do campus de Caxias têm desenvolvido competências de expressão e comunicação na escola, como explica a professora Joseleide Teixeira:

“A equipe de Física desenvolve atividades experimentais relativas aos conteúdos pibid.asabordados em sala de aula pelos professores da escola, e no contra turno proporciona uma classe de sessão “tira dúvidas”. Uma vez por ano é realizado na escola a “Mostra Experimental de Física”, nessa atividade os alunos do Inácio Passarinho, orientados pelos pibidianos, confeccionam e expõem experimentos, explicando detalhadamente o funcionamento e princípio da Física que contem cada experiência”.

A equipe de Física desenvolve ainda o teatro científico, que tem como objetivo envolver os alunos em atividades cênicas, estudar textos sobre os conteúdos de Física e conhecer as histórias das grandes personalidades dessa área de conhecimento, como Einstein, Galileu, Newton, entre outros.

“Já a equipe de Biologia coloca os alunos do ensino médio em contato com o fantástico mundo da microscopia, da pesquisa e dos trabalhos de campo. São realizadas aulas nos laboratórios do campus, com a utilização de microscópio, exposições de experimentos e de resultados dos trabalhos de campo em forma de feira de ciências (dentro e fora da escola), assim como realização de seminários onde os próprios alunos atuam como atores e espectadores, são algumas das atividades promovidas pelo subprojeto de Biologia”, completou a docente.

De acordo com a professora, a escola passou por mudanças significativas após as intervenções do PIBID.

“Outros ganhos também são observados. Por exemplo, antes da presença do PIBID/UEMA, os professores da escola participavam timidamente dos editais da FAPEMA que permitem a participação de professores da educação básica; no último edital da FAPEMA para a Semana de Ciência e Tecnologia, foram enviados cinco propostas pelos professores do Inácio Passarinho, das quais quatro foram contempladas com recursos. Todos os projetos enviados tiveram apoio das equipes do PIBID/UEMA. Os bons resultados da escola é decorrência de um trabalho conjunto, é evidente que as equipes do PIBID potencializaram o trabalho dos gestores e professores da escola, mas isso só foi possível porque a escola recebeu de braços abertos as equipes da UEMA”, finalizou.