Projeto Biblioteca No Campo é realizado na zona rural de Balsas

Por em 5 de maio de 2016

biblioteca no campo 1No último sábado (30), os alunos de Linguística Aplicada do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Balsas, participaram da inauguração da primeira unidade do projeto Biblioteca no Campo, coordenado pela profa. Maria Célia Dias de Castro, no povoado Santa Maria, a 30 km da cidade. O dia foi festivo com diversas dinâmicas que uniram práticas sociais de linguagem e apresentações artísticas, tais como: teatro espontâneo, “danças das bonecas”, dinâmica das profissões, o “cofo” educativo, construção de fábulas, entrevista com autores da literatura, piadas, trava-línguas e a encenação de peça de teatro.

O projeto inclusivo de biblioteca no campo para algumas escolas que se encontram geográfica e estrategicamente marginalizadas foi pensado a alguns anos. O objetivo principal é contribuir para a formação de leitores sertanejos nas escolas de ensino fundamental da zona rural de Balsas, de forma a despertar o interesse não somente pela leitura, como também pelas artes plásticas e para outras alternativas socioculturais.

O projeto para a zona rural se justifica por ser o meio ambiente em que se concentram pessoas menos favorecidas. Dessa forma, projetos socioculturais com uma perspectiva interdisciplinar são seminais no diz que diz respeito à cidadania dos povos. A Biblioteca no Campo tem o intuito de contribuir com um dos povos genuinamente sustentadores de nossa sociedade: o sertanejo.

biblioteca no campo 2