Reitor é homenageado com a medalha Governador Luís Domingues

Por em 18 de maio de 2016

DSCN7918

O reitor Gustavo e o secretário Marcelo Tavares

Em solenidade alusiva ao 104º ano do aniversário do gabinete Militar do Governador do Maranhão, realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, ontem (17), à noite, o reitor Gustavo Pereira da Costa, foi homenageado pela PMMA, com a medalha do Mérito Militar Governador Luís Domingues.

Na ocasião, a honraria foi concedida pelos secretários chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, representando o governador Flávio Dino; pelo secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela; e pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, ten. cel. Sílvio Leite, a 130 personalidades civis e militares, que contribuíram com a segurança pública no Maranhão,

???????????????????????????????

Autoridades agraciadas com a medalha Governador Luís Domingues

Para o reitor Gustavo Costa, a medalha Luís Domingues, simboliza um grande serviço prestado pela PMMA ao Governador do Estado. “Sinto-me honrado em ter sido agraciado com esta medalha, e a recebo em nome da Universidade Estadual do Maranhão, que aqui, por meu intermédio também está sendo homenageada. Fico muito feliz de participar desta festa, deste reconhecimento público a autoridades civis e militares”, disse o professor.

Segundo explica Marcelo Tavares, a medalha é dada àqueles que, por mérito, honraram o serviço público do Maranhão tanto militar como civil. “Ela, na verdade, representa uma história centenária. São 104 anos de existência briosa do Gabinete Militar do Governador do Maranhão, isso desde o governador Luís Domingues. É uma data importante e é também uma maneira de fazer com que todos aqueles que são homenageados passem a fazer parte dessa história”, informa.

O secretário Jeferson Portela disse que a comenda resgata uma história centenária do Gabinete Militar do Governador. “No meu caso pessoal, é uma honra receber essa medalha, que destaca uma homenagem coletiva. É importante ressaltar o que esses homens fazem, um serviço especial de segurança ao governador, inclusive, no momento de grande concentração. Ela representa honra e glória e, além disso, traz de volta a história de outro governo pela colaboração que deu no seu tempo de chefe de estado”, declarou Portela.

DSCN7896

O reitor Gustavo Costa com os secretários Felipe Camarão, Tatiana Pereira e Neto Evangelista

A medalha Governador Luís Domingues, instituída através do Decreto n.º 21.998, de 28 de março de 2006, é destinada a personalidades que se distinguiram pela prática de ações meritórias de reconhecido valor altruístico e social, e por serviços relevantes prestados à causa de segurança pública estadual.

Criado através da lei n.º 625, de 17 de abril de 1912, pelo governador Luís Antônio Domingues da Silva, o Gabinete Militar, hoje, tem a missão de assistir ao Governador do Estado no trato e apreciação de assuntos de natureza militar e de segurança, zelando pela sua segurança pessoal e de seus familiares, do vice-governador, e outras autoridades quando em visita oficial ao Estado do Maranhão.

Texto e fotos: Alcindo Barros