UEMA discute parceria na área das engenharias com a Vale


Por em 12 de maio de 2016



DSCN0046

Gestores da UEMA reunidos com os representantes da Vale no CCT

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Empresa Vale reuniram-se ontem (11), à tarde, no Campus Paulo VI, com o objetivo de firmar mais uma parceria, dessa vez, na área das engenharias, especificamente nos Laboratório de Concreto, no sentido de desenvolver ensaios de controle do concreto usado em obras na Vale.

Participaram da reunião, o professor Antonio Pereira, representando a Reitoria; Jorge Passinho, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT); Danilo Castro, chefe do Laboratório de Concreto e Materiais de Construção Civil da UEMA; e Vanessa Tavares, gerente de Relações Institucionais da  Vale, acompanhada da equipe técnica da empresa.

???????????????????????????????

O professor Danilo, apresentando à equipe da Vale, as potencialidades do laboratório

Vanessa disse que, com a visita, pretende-se iniciar entendimentos com a UEMA, visando a análise de concreto das obras da Vale. “Nossa intenção é firmar parceria com a UEMA, por meio do Curso de Engenharia Civil, que é o nosso foco, por conta das obras da Ferrovia e do Porto. Acredito que a UEMA está capacitada para atender às necessidades do mercado, e a Vale vai se utilizar desse corpo técnico da instituição”, declara.

Ela comentou ainda: “A Vale estava recorrendo a outras empresas, até mesmo fora do estado, quando observamos que a UEMA, como uma instituição capacitada e com credibilidade, pode nos atender em nossas necessidades. É por isso que estamos aqui”.

O professor Danilo afirma que o laboratório, hoje, está capacitado para desenvolver todo tipo de caracterização e controle tecnológico de concreto necessitado pela Vale. “Os laboratórios da UEMA, atualmente, dispõem de várias tecnologias e uma excelente estrutura para atender às necessidades da empresa”, explica.

DSCN0061

Representantes da UEMA e da Vale no Laboratório de Solos e Pavimentação

Após a explanação da equipe da Vale, durante a reunião, o professor Pereira explicou que a UEMA tem todo interesse em firmar convênios e parcerias com as empresas instaladas no Maranhão, com vistas à prestação de serviços e colaboração mútua. “Além do convênio para a análise de concreto, vislumbra-se a possibilidade de envolvermos, também, o Laboratório de Solos e Pavimentação    e o Curso de Engenharia da Computação, entre outras áreas do CCT”, disse.

A ideia é que os trabalhos tenham início no próximo mês de junho. A empresa encaminhará o material para a UEMA, que fará a análise das amostras e emitirá o laudo, verificando se o concreto encontra-se dentro dos requisitos de qualidade do projeto.

Texto e fotos: Alcindo Barros

 



Últimas Postagens