Uema lança segunda edição da revista científica para publicação de artigos

Por em 3 de maio de 2016

f40dd919-a872-473b-a46c-e14615735566A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet) lançou, a segunda edição da Revista TICs & EaD em Foco, uma publicação online, semestral, científica e multidisciplinar.

A revista faz parte do portal periódico da UEMA e tem como propósito principal a difusão do conhecimento e intercâmbio de trabalhos de investigação, realizados na área da Educação a Distância e na área das Tecnologias com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem desenvolvidos no Maranhão, no Brasil e no Mundo.

De acordo com a coordenadora geral do UemaNet e editora chefe da revista, Ilka Serra, “essa revista se destacou a nível de Brasil, dentro de sua área de abrangência, e isso, é possível perceber através dos artigos recebidos, artigos esses de norte a sul do país. Portanto, reflete o reconhecimento do trabalho que a Universidade tem feito ao longo dos anos com as tecnologias educacionais, o que demonstra a maturidade da instituição propor uma revista, e essa, ser aceita a nível acadêmico”.

“O público alvo da revista é interdisciplinar, são os acadêmicos, professores e pesquisadores das áreas de abrangência, que são: educação, ensino, informática, práticas pedagógicas e metodologias”, destacou Ilka Serra.

Entre as suas atribuições estão: abordar questões conceituais e metodológicas, bem como o desenvolvimento da pesquisa, aplicada ou teórica, de Educação a Distância – EaD e/ou sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs; propiciar um espaço para o debate teórico acerca de enfoques específicos com a transversalidade das TICs, contribuindo para o avanço científico das áreas vinculadas; difundir a produção científica de pesquisadores da EaD e das TICs, vinculados em institutos de pesquisa e de Educação Superior no Brasil e no exterior.

Essa edição da revista conta com nove artigos e uma entrevista com o professor da Universidade de Aveiro – Portugal, Francislê Neri de Souza sobre o uso de tablets na educação e o Pedagoware.

Na entrevista, são apresentas discussões sobre a educação, com o uso de estratégias pedagógicas tecnológicas interdisciplinares no ato de ensina e de aprender, a esse processo ele chama de pedagoware e conceitua como um conjunto de estratégias, sendo a parte lógica do sistema de ensino e aprendizagem.