Uema participa de Workshop realizado pelo Governo do Estado para discutir registro de Marcas e Patentes

Por em 5 de maio de 2016

01

A professora Rita Seabra, participa da mesa de autoridades presidida pelo secretário da Seinc, Simplício Araújo

Com iniciativa das Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), aconteceu ontem (4), à noite, no Rio Poty Hotel, a abertura do Workshop “A Importância do Sistema de Propriedade Intelectual para o Fomento da Inovação no Maranhão”.

A solenidade de abertura do Workshop contou com a presença dos secretários da Seinc, Simplício Araújo; da Secti, Jhonatan Almada; do presidente da Fapema, Alex Oliveira; da professora Rita Seabra, representando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa; do vice-reitor da Ufma, Fernando Carvalho; da coordenadora geral do Inpi, Aluízia Cadori; do representante da Fiema, Fernando Renner; e do representante do Senai, José da Costa Neto, além de pesquisadores e convidados.

???????????????????????????????

Os secretários Jhonatan e Simplício, e o presidente da Fapema, Alex Oliveira, são recebidos no Stand da Uema pelo professor Antonio Vasconcelos

Ainda na abertura do evento, a Fapema fez o lançamento de dois editais que contemplam a propriedade intelectual. Um sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica nas universidades e outro de apoio ao registro de patentes, visando à redução de custos do registro e fomentando a propriedade intelectual. Na ocasião, o Sesi/Senai também apresentou o seu edital 2016 de inovação.

De acordo com a Seinc, o evento visa potencializar a divulgação de pesquisas produzidas no Maranhão e sensibilizar pesquisadores para a importância da proteção de suas criações. E, além disso, unir esforços afim de expor os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores maranhenses, valorizando a pesquisa e difundindo a importância do registro de marcas e proteção de patentes.

O professor pesquisador Manoel Dantas no Stand de sua pesquisa

A Uema conta, durante o evento, com a participação de 12 pesquisadores e 16 trabalhos científicos. Professora Célia Pires (Repelente Natural contra o Mosquito Aedes aegypti) e (Processo para preparo de Emulsões Cosméticas O/A contendo óleo artesanal de Babaçu “Orbignya phalerata Martius” do Estado Maranhão para aplicação tópica sob a forma de creme hidratante); professor Péricles Mendes Nunes (Nariz eletrônico para monitorar a qualidade do ar de interiores de estabelecimentos de estética e embelezamento) e (Dispositivo elétrico de vazão para dispersões em minibombas peristálticas eletrodinâmicas de vazão fixa); aluno Josileno Sousa Costa (Reator portátil para produção em mini escala de biodiesel); professor Manoel de Oliveira Dantas (Marca: cascodantas), (Pasta medicinal antibiótica para tratamento de lesões microbianas no casco de animais) e (Processo de preparo de pasta medicinal protetora de lesões no casco de animais ungulados); Servidor Rodolfo Araújo Fernandes (Tabela periódica para correlações conceituais em química); professor Eduardo Ferreira Rodrigues (Sistema de Aquaponia: integração de peixes e hortaliças); ex-aluno Daniel de Matos Luna dos Santos (Sistema de corte de ignição para veículos de altaperformance com sensor de variação angular a raio laser); alunos das Engenharias Mecânica e de Produção – Equipe Bumba meu Baja (Carro off-road projetado para encarar todos os tipos de terreno); professoras Adriana Leandro Camara/ Maria Célia Pires Costa (Processo de preparo e aplicação de compostos inseticidas obtidos a partir do extrato hidroalcoólico das folhas do Nim “Azadirachta Indica A. Juss” para eliminação dos ovos e larvas do Aedes aegypti); professora Ilderlane da Silva Lopes (Barra de cereal à base de Buriti e Sementes de Abóbora); professor Cláudio Belmino Maia e os alunos Osmar Luís Silva Vasconcelos e Nayara Santos Leite (Utilização de resíduos de agroindústria na confecção de embalagens biodegradáveis para mudas de plantas).

O professor Cláudio Belmino e os alunos Osmar Vasconcelos e Nayara Santos

A Uema, no Workshop, está sendo representada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit), coordenado pelo professor Antonio Vasconcelos. O Nit-Uema é um setor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), atendendo à Lei de Inovação nº 10.973, que visa articular a produção científica da instituição, o desenvolvimento de atividades inovadoras em ciência e tecnologia entre a comunidade acadêmica e, também, a orientação e o acompanhamento no processo de depósito de patentes.

O professor pesquisador Eduardo Rodrigues junto à sua pesquisa

O que é Marca? É um sinal visualmente perceptível, usado para identificar a origem e distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim de origem diversa.

O que é Patente? É um título de propriedade temporária de uma invenção ou modelo de utilidade, concedido por um País ao inventor que passa a ter direitos exclusivos  de exploração sobre sua criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Texto e Fotos: Alcindo Barros