UEMA realiza aula inaugural do Mestrado Profissional em Matemática

Por em 18 de maio de 2016

A pós-graduação vai contribuir para a formação continuada de professores da rede pública de ensino

profmat

Teve início na útima sexta-feira (13), o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Estadual do Maranhão. A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN-UEMA) e foi destinada à recepção dos quinze discentes aprovados no processo seletivo da pós-graduação stricto sensu.

Durante o evento estiveram presentes, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche Galves, a Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Ana Lúcia Cunha Duarte, o chefe do Departamento de Matemática e Informática, José Ribamar Rodrigues Siqueira e o coordenador institucional do Profmat/UEMA, João Coelho Filho. Também compareceram professores do Departamento de Matemática e alunos do curso de Matemática da UEMA.

O coordenador institucional do mestrado, professor João Coelho, destacou a importância do PROFMAT para a educação básica e para a Uema. “O sonho de titular-se mestre nunca esteve tão perto para os professores da educação básica, graças ao Profmat. O programa vai atender professores que estão nas salas de aula e nas pequenas cidades do interior, garantindo formação de alto nível científico. O PROFMAT é reconhecido em nível nacional e recebeu o conceito 5 pela CAPES, maior nota possível para cursos de mestrado profissional” enfatizou o coordenador.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheches parabenizou os alunos aprovados e o comprometimento do corpo docente do curso de Matemática responsável pela aprovação da proposta do PROFMAT. Ele destacou também, o avanço dos cursos de Pós-Graduação da Uema.

Durante o evento, os professores José Antônio Marão e Anselmo Raposo Júnior fizeram uma homenagem ao professor Granjeiro, docente do Departamento de Matemática e Benedito Raposo, professor aposentado que foi o primeiro a ministrar aula no Departamento de Matemática quando de sua fundação.

A programação do evento foi encerrada com uma palestra ministrada pelo professor Anselmo Raposo Júnior (UFMA), que explicou um pouco mais sobre o PROFMAT, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Programa de Iniciação Científica (PIC).

O PROFMAT – é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, inseridas na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, aprimorando sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de formar a médio prazo, ter impacto significativo na formação matemática do professor em todo o território nacional.