Último dia para solicitação de isenção no PAES e demais seletivos de acesso à Graduação da UEMA

Por em 13 de maio de 2016

O prazo para solicitação da taxa de isenção acaba nesta sexta,13 e a entrega dos documentos solicitados poderá ser feita até a próxima segunda, 16.

Será encerrado nesta sexta, 13, o prazo para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior  de 2017 (PAES) e também de outros processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação desta IES, a serem promovidos neste ano de 2016.

Dentre os critérios dispostos no edital, para obter isenção o aluno deve ser oriundo da rede pública, devendo comprovar ter cursado os últimos 5 anos na rede pública de ensino o Estado do Maranhão.

Poderá solicitar também a isenção da taxa de pagamento o requerente declaradamente pobre, tendo que declarar, de acordo com edital:

-Renda familiar não superior a 2 salários mínimos.

-Além de apresentar os documentos: fotocópia do(s) comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2016, não superior a dois salários mínimos; *fotocópia da conta de energia elétrica da residência familiar referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2016, que comprove consumo médio mensal inferior a 100 kw/h; declaração do próprio requerente ao processo seletivo, de que atende o requisito do caput deste artigo, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração (art. 299, do Código Penal Brasileiro). Bem como, a fotocópia do certificado de conclusão ou original de declaração expedida pelo diretor da escola, que já concluiu o ensino médio e que tenha validade de três anos consecutivos a partir da data da expedição, ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2016.

Os interessados também devem preencher o formulário de solicitação disponível no endereço eletrônico www.vestibular.uema.br e entregar os documentos nos locais e horários especificados no EDITAL Nº 044/2016 – Reitoria/UEMA.

Estará dispensado de solicitar a isenção do pagamento referente ao valor da taxa de inscrição, o requerente que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos, desde que tenham sido mantidos os requisitos que geraram a isenção. Para efeito de consulta a essa situação, o requerente deverá fornecer o número de seu CPF no formulário de solicitação de isenção disponível no endereço eletrônico www.vestibular.uema.br.

É válido ressaltar que o simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação da isenção de taxa de inscrição não garante ao interessado a isenção de pagamento da taxa de inscrição, a qual estará sujeita à análise e deferimento da solicitação por parte da UEMA.

ENTREGA DOS DOCUMENTOS – ATÉ 16 DE MAIO

Após preenchimento eletrônico e confirmação, será gerada a solicitação de isenção que deverá ser obrigatoriamente impressa para ser anexada às cópias dos documentos constantes no item III do Edital, e devolvida nos horários de funcionamento dos locais citados no subitem 2.3, até a próxima segunda, 16 de maio de 2016.

A relação com os pedidos de isenção deferidos será publicada até o dia 01 de Julho.

Para mais informações, acesse o Edital completo aqui.

Por: Walline Alves