2ª Mostra de Profissões da UEMA orienta alunos da rede pública

Por em 1 de junho de 2016

Mostra_PA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, promoveu nesta terça(31), a “2ª Mostra de Profissões” da instituição, que busca criar um espaço de apreciação e conhecimento para alunos do Ensino Médio, provenientes da rede pública de ensino. Nesta edição, foram disponibilizadas 200 vagas para o Centro de Ensino Paulo VI (Escola de Aplicação da UEMA), além de vagas remanescentes para alunos de escolas estaduais.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é fazer com que os jovens vestibulandos esclareçam suas dúvidas sobre os cursos de graduação e conheçam as ações e projetos desenvolvidos pela UEMA. “Estamos satisfeitos por expor à comunidade e aos alunos tudo aquilo que a nossa universidade pode oferecer. Queremos cada vez mais oportunizar aos estudantes vestibulandos e ingressantes o conhecimento dos nossos cursos e principalmente, uma escolha segura para sua formação profissional”, destacou a pró-reitora de graduação. Andrea de Araújo.

IMG_9534O reitor Gustavo Pereira da Costa frisou a importância da iniciativa.   “A ideia é promover a aproximação e o conhecimento mútuo. É importante que esses alunos sintam que a UEMA não é um sonho distante, e que percorrer um pouco dos nossos espaços é perceber que a realidade da universidade está mais próxima do que se imagina. Que eles sintam que podem fazer parte de nossa comunidade, num futuro cada vez mais próximo”, disse.

Já a secretária adjunta de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Nádia Dutra, representando o secretário Felipe Camarão, ressaltou a importância da parceria firmada entre as instituições. “Esse momento tem um significado muito grande  no que diz respeito ao fortalecimento da Educação Básica e do Ensino Superior. Que nós possamos fortalecer as escolhas de nossos alunos. Que elas sejam qualificadas, sejam voltadas em projetos de vida”.

A programação foi elaborada para que os visitantes pudessem conferir o cotidiano da Universidade, através dos cursos oferecidos nas diversas áreas ofertadas, Nesta segunda edição, uma exposição foi montada no prédio do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CECEN). Além disso, foram definidas visitas aos demais cursos por meio de “rotas de conhecimento” (Geociências; Ciências Biológicas; Química, Ciências e Tecnólogo em Alimentos; Física; Engenharias e Tecnólogo de Segurança do Trabalho; Ciências Agrárias; e Ciências da Saúde), que apresentaram aos alunos os laboratórios, projetos e serviços existentes na Uema.

O estudante Carlos Oliveira, que se identifica com o curso de Ciências Biológicas, contou que o evento é uma forma de ratificar a vocação profissional. “Desde que comecei a estudar a Biologia, fiquei encantado. É um campo de estudo que gosto muito, e, conhecendo mais do que a UEMA oferece nessa área, tenho certeza que essa será minha escolha no vestibular”, afirmou.

Texto: Jesilene Corrêa

Fotos: Edson Costa