Alunos de medicina do Campus Caxias orientam militares em casos de urgência e emergência


Por em 2 de junho de 2016



primeiros socorros CaxiasFoi realizado ontem (1), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, o projeto “Educação em Saúde: abordando primeiros socorros para policiais militares do Estado do Maranhão”, realizado pelos alunos do curso de medicina, Almir Guimarães, Clarissa Sá e Marcela Lobato, sob orientação do professor Francisco Gomes Filho.

O projeto é fruto de parceria com o quartel da Polícia Militar de Caxias, e contou com a presença de representantes do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), do corpo de Bombeiros de Caxias, de membros da Liga de Trauma e Emergência de Caxias, policiais militares e acadêmicos da UEMA.

Segundo os autores, o projeto foi idealizado com a finalidade de preparar os policias militares que trabalham no serviço ostensivo quanto às noções de primeiros socorros e sobre como prestá-los em diversas situações de emergência, a fim de evitar o manejo inadequado de vítimas, promovendo uma utilização correta e eficiente dos serviços de urgência e emergência existentes.

“É imprescindível um conhecimento mais aprofundado sobre os primeiros atendimentos em casos de emergência. A abordagem de primeiros socorros com policiais se faz necessária a fim de que se ensine a maneira correta de como agir em situações de emergência para que sejam agentes multiplicadores e atuantes, além de propiciar a realização de ações de socorro rápidas e coordenadas, promovendo um salvamento correto e ágil das vítimas”, declarou o estudante Almir Guimarães, um dos responsáveis pela proposta.



Últimas Postagens