Encerramento da SEMEIA na UEMA é marcado por atividades de incentivo à qualidade de vida

Por em 7 de junho de 2016

bosqueEncerraram na última sexta-feira (3), as atividades da Semana do Meio Ambiente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A programação do último dia deu ênfase à qualidade de vida, com aulas de dança, atividades físicas, aferição de pressão, exame de glicose, inauguração de jardim e bosque no Campus Paulo VI, além de um piquenique.

O evento foi realizado pela Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), em parceria com a Fazenda Escola, o Serviço Social e Médico, o Departamento de Educação Física, Programas Darcy Ribeiro e Uemanet; e Prefeitura de Campus.

Para a assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, o saldo do evento foi bastante IMG_9771positivo e, como o tema trabalhado envolvia “Gestão para sustentabilidade e qualidade de vida na UEMA”, as ações do último dia foram específicas para qualidade de vida das pessoas que fazem parte da Instituição.

“Todos ficaram satisfeitos, conseguimos promover momentos com outras instituições de ensino para discutir avanços e dificuldades da gestão ambiental nas universidades. Também tivemos uma mesa redonda com os pró-reitores e a prefeita, na qual apresentaram propostas relacionadas à gestão ambiental de curto, médio e longo prazo. E, ainda, inauguramos o jardim da Biologia, já que um dos nossos projetos é incrementar, auxiliar e apoiar trabalhos de arborização e jardinagem interna, priorizando o envolvimento de alunos, servidores, professores e gestores nessa atividade”, comentou.

Na ocasião, houve também a inauguração do Bosque, onde foram instalados bancos e iluminação para maior comodidade daqueles que transitam pelo Campus Paulo VI. Sobre isso a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar, disse: “Esse espaço já tinha um atrativo natural, então, quando recebemos o convite da AGA para fazer alguns serviços na área, optamos por algumas estações de lazer que não agredissem o meio ambiente. Agora, muitas pessoas de dentro e fora da UEMA podem desfrutar  ainda mais deste espaço para contemplação, lazer e área de vivência”.

Um dos participantes do evento, Delon Souza, estudante do 4º de Ciências Biológicas, falou de como foi a sua experiência. “Participei de várias palestras e achei muito interessante. Conheci mais sobre gestão ambiental e o trabalho da AGA. Também fiz atividades físicas que me deixaram com mais energia e ainda participei de um piquenique maravilhoso neste espaço, que além de ser um local para descansar, pode servir para estudo”.

O chefe do Departamento do Curso de Educação Física, José Nilson Alves Andrade, comentou sobre a parceria para realização do evento. “A parceria deu certo porque o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) desenvolve atividades para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da UEMA”, falou.

semeia

Por: Débora Souza