Governador recebe Reitor em audiência

Por em 14 de junho de 2016

f372e543-08c1-4cc1-b3dd-b59bd03f3dd9Na manhã de hoje (14), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), Gustavo Costa, foi recebido em audiência pelo Governador Flavio Dino, ocasião em que foram tratados diversos assuntos de interesse da instituição.

O reitor apresentou o curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena e o resultado da seleção de projetos do Programa Mais Extensão. As aulas inaugurais de ambos, em julho, terão a presença do governador.

Falou ainda dos projetos de novos cursos de graduação a serem examinados pelo CONSUN no dia 23 de junho e oferecidos pela UEMA para 2017, com destaque para Engenharia Civil (Açailândia e Bacabal), Educação Física (São João dos Patos), Filosofia (São Luis) e Ciências Contábeis (Codó). O governador enalteceu a iniciativa da universidade, reafirmou a importância de ampliar vagas e assegurou recursos para os novos cursos.

O governador Flavio Dino, a convite do reitor, assegurou participação no II Simpósio de Planejamento da UEMA, que ocorrerá nos próximos dias 20 e 21 de junho. Nessa oportunidade, o reitor entregará ao governador, o Plano de Desenvolvimento Institucional aprovado pelo CONSUN.

Foram abordados ainda temas como licitações, reestruturação administrativa, gratificação dos servidores e política de gestão financeira da UEMA. No campo da infraestrutura, o governador anunciou ao reitor o inicio do asfaltamento do campus Paulo VI na próxima semana, dentro do Programa Mais Asfalto do Governo Estadual.

edf60bfa-c2d3-4c31-b886-c3023bd7fd89O reitor reiterou o pleito dos professores da UEMA em relação à equiparação salarial e à reposição das perdas salariais, no que o governador prontamente se comprometeu a examinar a situação dentro de 30 dias, mesmo diante das limitadas condições orçamentário-financeiras do Estado. Disse o governador, “essa questão é um compromisso meu com o reitor e com os professores da UEMA e logo poderei dar uma resposta afirmativa dentro do que o Estado pode fazer nesse momento”.

Segundo o reitor Gustavo Costa, a audiência de mais de uma hora foi muito positiva. “Muito importante poder tratar de assuntos tão estratégicos diretamente com o governador e ter dele a atenção de sempre com a UEMA. Tivemos hoje aqui decisões objetivas do governador que muito auxiliarão a nossa universidade, medidas que afetarão positivamente a gestão institucional”.

Estiveram presentes à reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o secretário de Ciência e Tecnologia, Jonathan Almada, o presidente da FAPEMA e professor da UEMA, Alex Oliveira, o vice-reitor Walter Canales e o chefe de gabinete da Reitoria, Cesar Choairy.