II Simpósio de Planejamento Institucional terá início nesta segunda

Por em 16 de junho de 2016

simposio
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizará nesta segunda-feira (20), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UEMA, a abertura do II Simpósio de Planejamento Institucional.

Com o tema “Gestão Estratégica alinhada ao PDI”, o evento visa demarcar os contornos da gestão estratégica da Universidade em alinhamento com seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento, que será lançado no evento, é resultado de um amplo, democrático e irrestrito encontro de ideias da comunidade universitária e da sociedade com vistas ao reposicionamento da Universidade do povo do Maranhão a patamares acadêmicos mais elevados e compatíveis com a sua relevância sócio-política.

O Simpósio tem o intuito também de ressaltar os aspectos decorrentes do processo de construção de um modelo próprio de governança estratégica universitária.

O evento, que é destinado aos gestores da UEMA, terá inicio às 9h, do dia 20, com a palestra “Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas”, que será proferida por Márcio Bastos Medeiros, Analista de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Estado e Orçamento do Governo do Espírito Santo.

O Simpósio será realizado até dia 21 e sua programação contará com palestras, oficinas, minicursos e exposições.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA é o instrumento de planejamento e gestão que irá orientar as ações da Instituição para os próximos cinco anos, compreendendo o período de 2016 a 2020.

O documento foi organizado pela PROPLAN e é resultado de um esforço de diversos segmentos da Universidade, refletindo a capacidade crítica da comunidade acadêmica para a evolução do conjunto institucional.

O PDI é o mais importante instrumento de planejamento acadêmico e administrativo da UEMA e identifica a Instituição, no que diz respeito à sua missão, bases pedagógicas, estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver. O documento também apresenta as diretrizes para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, além de tratar dos recursos materiais, modernização administrativa e relações interinstitucionais.